domingo

, 07 de agosto de 2022

Missão em preparação ao 25° Grito dos Excluídos é iniciada em Congonhas

28 de agosto de 2019 Arquidiocese

Uma formação na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, na Região Pastoral Mariana Oeste, deu início a missão em preparação ao 25° Grito dos Excluídos e Excluídas. A formação foi ministrada pelo padre Antônio Claret e contou com a presença de 30 pessoas.

Em sua fala, padre Claret falou sobre a realidade e o sentido do grito na cidade de Congonhas, em destaque ao Bairro Residencial, que vive próximo a barragem Casa de Pedra da CSN. Padre Claret também pontuou sobre a necessidade de levar palavras de esperança e solidariedade aos moradores das áreas próximas à barragem.

Na parte da noite, os missionários participaram de um encontro com os jovens. Nesta quarta- feira e quinta-feira, eles irão realizar visitas às famílias do Bairro Residencial. A missão segue até a próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, com o objetivo de preparar as comunidades para o 25° Grito dos Excluídos e Excluídas.

Grito dos Excluídos e Excluídas

O 25° Grito dos Excluídos e Excluídas será realizado no dia 7 de setembro, em Congonhas (MG), na Região Oeste. A caminhada deste ano será iniciada, às 7h, com a concentração e animação perto da capela Santa Luzia, no Bairro Residencial. Às 9h30 será a celebração eucarística e às 10h30 início da caminhada rumo ao Santuário do Bom Jesus, onde haverá a mística de encerramento e envio.

Com o tema ‘Vida em Primeiro Lugar’ e lema ‘Este sistema não vale: Lutamos por justiça, direitos e liberdade’ o Grito quer ser um espaço de luta, voz e vez de milhares de excluídos e excluídas no Brasil. Na arquidiocese de Mariana, o Grito pretende ser um momento de denúncia das dificuldades vividas pelos atingidos por barragem.

Agenda