sábado

, 22 de fevereiro de 2025

Missões de Fátima: 50 anos a caminho do amor

14 de fevereiro de 2025

Neste ano de 2025, vivenciando o Ano Santo da Esperança, bem como os 280 anos da fundação da Diocese de Mariana, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, se alegra ao celebrar os seus 50 anos de ereção canônica.

Para marcar essa data jubilar, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima vivencia uma experiência missionária em todas as comunidades da Paróquia, visitando as famílias para anunciar a alegria do Evangelho, suscitando a esperança no coração de todo o povo de Deus.

Os missionários que desempenham as visitas de porta a porta são os próprios paroquianos da Paróquia de Fátima, que, motivados e incentivados pelo Pároco, Padre Reginaldo Coelho, são despertados para a consciência de que a missionariedade é uma dimensão inerente ao batismo recebido.

Assim, nas comemorações dos 50 anos da “Paróquia Feliz”, os próprios leigos são impelidos a se redescobrirem como cooperadores da missão evangelizadora, atendendo ao apelo do Papa Francisco que sempre exorta a Igreja “a deixar de olhar para o espelho, dirigindo o seu olhar para as janelas”, compreendendo a importância de sermos sempre uma “Igreja em saída, em permanente missão”.

Com o apoio e incentivo do sacerdote, todos os missionários participaram das formações, tarde de espiritualidade, sendo enviados em missão, durante a Santa Missa do último dia 1 de fevereiro, na Matriz de Fátima.

Para a visita às comunidades da paróquia, foi confeccionada uma Cruz Peregrina com o logotipo do Jubileu dos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A Cruz Peregrina percorrerá todas as comunidades da Paróquia, marcando as missões e renovando entre as comunidades e toda a Paróquia o sinal de que todos somos seguidores do Cristo, nossa esperança!

Para o leigo responsável em articular as Missões, Mateus Vieira, “esse é um momento de fé e reavivamento da própria Igreja a partir da ação missionária dos leigos, que vão de casa em casa, levando a Palavra de fé e confiança em Jesus, nosso Mestre e Senhor. Na visita às famílias, os paroquianos vivenciam o encontro com o próximo, e testemunham experiências profundas de conversão, esperança e amor, que são partilhadas ao retornarem das missões”, destaca.

Já Padre Reginaldo ressaltou que “a missão é o anúncio do Evangelho que acontece na proximidade da Igreja que vai ao encontro das ovelhas. O missionário é aquele que leva o olhar de Jesus”.

Confira a programação das missões que se estenderão até o mês de maio, quando se celebrará a Novena em honra a Nossa Senhora de Fátima:

Texto: seminarista Moisés Galinari

VEJA TAMBÉM