sábado

, 25 de maio de 2024

Monsenhor Danival celebra Tríduo Preparatório para sua ordenação episcopal

05 de abril de 2024 Arquidiocese

Abertura do Tríduo foi em Senhora dos Remédios. Foto: Pascom Nossa Senhora dos Remédios

O Bispo Auxiliar Eleito da Arquidiocese de Goiânia (GO), Monsenhor Danival Milagres Coelho participa do Tríduo Preparatório de sua ordenação episcopal. Iniciado na quarta-feira, 3 de abril, a abertura foi realizada em sua paróquia de origem: Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG).

Com a participação dos fiéis locais, amigos, familiares e irmãos do ministério ordenado, a celebração foi presidida por Monsenhor Danival. Ao final da celebração, ele se dirigiu aos presentes e falou de forma descontraída que “a ficha” ainda está caindo que se tornou bispo.

Na oportunidade, ele também agradeceu pelo seu ministério e expressou o desejo que sua ordenação desperte a vocações sacerdotais. “Vamos fazer esse Tríduo pedindo a Deus não só pela minha missão, mas que essa ordenação, que a Igreja celebra e me confia nessa missão, possa suscitar novas vocações sacerdotais para nossa Igreja, para nossa cidade e para nossa Arquidiocese de Mariana”, disse.

Foto: Pascom Nossa Senhora dos Remédios

Participação em Barbacena

Já no segundo dia em preparação à ordenação, ocorrido nesta quinta-feira, dia 4, Monsenhor Danival celebrou na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), onde exerceu seu ministério como pároco de 2017 até sua eleição episcopal.

Com a presença da comunidade local, a Santa Missa foi concelebrada pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG) Padre João Francisco Xavier.

Tríduo realizado em Barbacena.

Na homilia, Padre João Francisco refletiu sobre a grande missão de ser chamado ao ministério do episcopado e prestou homenagens ao Bispo Eleito. “Querido Monsenhor Danival, que o rebanho de Jesus possa encontrar em seu agir episcopal a paz do ressuscitado, o carinho e a ternura do Bom Pastor, que ama e dá a vida pelas ovelhas”, desejou.

Padre João Francisco e Monsenhor Danival são amigos de longa data, tendo ingressado no Seminário São José juntos, em 1992.

O encerramento do Tríduo Preparatório é nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, quando Monsenhor Danival realizará a sua profissão de fé pública e juramento de fidelidade antes da ordenação. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

Além das paróquias citadas, outras comunidades de fé também estão celebrando o Tríduo em comunhão com a Arquidiocese de Mariana.

Monsenhor Danival foi nomeado pelo Papa Francisco em 2 de fevereiro como Bispo Titular de Vatarba e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO). Sua ordenação episcopal é neste sábado, 6 de abril, às 10h, na Basílica São José Operário, também em Barbacena.

A celebração contou com a presença da comunidade local.

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Fotos: Pastoral da Comunicação das Paróquias Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Piedade

Leia também:

“Levarei e divulgarei a devoção à Beata nas terras de Goiás”, afirma Monsenhor Danival em entrevista