terça-feira

, 30 de abril de 2024

Monsenhor Edmar será ordenado bispo no dia 11 de maio em Alto Rio Doce

11 de abril de 2024 Arquidiocese

Ainda em júbilo pela ordenação de Dom Danival Milagres Coelho, a Arquidiocese de Mariana tem a alegria de convidar a todos para a ordenação episcopal de Monsenhor Edmar José da Silva, Bispo Auxiliar Eleito de Belo Horizonte. A celebração será realizada no dia 11 de maio, sábado, às 10h, no Parque de Exposições de Alto Rio Doce (MG), a 57 km de Barbacena (MG). 

O presidente da celebração será o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Já os prelados consagrantes serão o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e o Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho.

Oitavo filho de Mariana chamado ao episcopado desde 2012, Monsenhor Edmar, até sua eleição, exercia o ministério sacerdotal como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), e como Diretor Geral e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida (FDLM). Para iluminar o seu novo ministério, ele escolheu como lema “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 99,2).

A um mês de sua ordenação, Monsenhor Edmar compartilhou sobre as expectativas para o momento e solicitou a todos que rezem por ele e pelo seu ministério.

“Eu tenho pedido a todas as pessoas da nossa Arquidiocese, e também da Arquidiocese de Belo Horizonte, que rezem por mim. Porque a oração do povo sustenta as vocações na Igreja. Então, o primeiro pedido é esse: orações. Depois, o segundo pedido é um convite, na verdade: para aqueles que puderem estar comigo no dia 11 de maio. Porque é um momento, não só, digamos assim, de uma festa pessoal, mas é uma festa eclesial. É a festa da Igreja Particular de Mariana, que oferece mais um filho para o episcopado, e da Igreja Particular de Belo Horizonte, que acolhe mais um filho para esse serviço do ministério episcopal”, disse.

Primeiras missas

No dia seguinte à ordenação, em 12 de maio, Monsenhor Edmar presidirá as primeiras missas solenes como bispo: às 9h30, na Igreja São José, no Alto Rio Doce, e às 18h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto.

Texto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

Leia também:

Dom Danival Milagres Coelho é o mais novo bispo brasileiro

Agenda