segunda-feira

, 23 de dezembro de 2024

Monsenhor Enzo toma posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto

07 de agosto de 2024 Arquidiocese

Foto: Zedu Monte

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), festejou na noite desta segunda-feira, 5 de agosto, a posse do seu novo Pároco, Monsenhor Enzo dos Santos. A cerimônia aconteceu no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Diante da presença de padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as), paroquianos e autoridades locais, Monsenhor Enzo assumiu o novo ofício. Desde maio deste ano, após a ordenação episcopal de Dom Edmar José da Silva, ele já estava como o responsável pelos atendimentos dessa comunidade de fé. À ocasião, o Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho, também esteve presente.

Antecedendo à leitura do documento de nomeação, Dom Airton iniciou a Santa Missa destacando a alegria da paróquia ao receber o seu novo pároco.

Rito de posse

Mons. Enzo proclama o Evangelho. Foto: Vitória

Seguindo o rito de posse canônica, Monsenhor Enzo proferiu a profissão de fé, ato em que reafirma sua crença nos princípios Igreja. Após o gesto, o presbítero recebeu das mãos do Arcebispo o livro dos Evangelhos, simbolizando sua missão de “anunciar a todas as pessoas, sem distinção” a palavra de Jesus Cristo. Com o livro das Sagradas Escrituras em mãos, o novo pároco proclamou o Evangelho de São Lucas.

Refletindo sobre o Evangelho do dia, o Arcebispo de Mariana frisou que “cumprir a vontade de Deus é nosso objetivo, nossa meta”. “Claro, nós não somos perfeitos e erramos muito. Às vezes, até com a pergunta: ‘será que estamos realizando a vontade de Deus?’”, pontuou.

Segundo ele, em um mundo de incertezas, “a única certeza que temos é Jesus Cristo”. Ele é o caminho que nos leva ao Pai, é a verdade que nos leva ao Pai”, reiterou Dom Airton.

Foto: Zedu Monte

Recorrendo aos versículos, o eclesiástico afirmou que Maria Santíssima é modelo de confiança em Deus, de discípulo e santidade para todos nós. Ela é fonte de inspiração desde que respondeu sim ao anjo até a esperada vinda do Espírito Santo em Jerusalém.

“A mãe de Deus é a nossa mãe. Cristo assegurou isso para nós na Cruz, ao entregar ao seu discípulo amado, Maria como mãe”, disse o Arcebispo.

Durante a homilia, ele reiterou que a acolhida a felicidade da paróquia ao acolher seu pastor próprio, reafirmando aos paroquianos os deveres do pároco em ser o guia e ponte para o encontro com Deus.

“Nos alegramos por tudo isso e queremos hoje, de modo muito especial, colocar a vida desse nosso irmão, Monsenhor Enzo, nas mãos de Deus para que ele cumpra com a sua missão de pastor próprio dessa paróquia”, manifestou Dom Airton.

Concluindo a reflexão, o Pastor desta Igreja Particular interrogou o novo pároco sobre sua disposição para cooperar com o Arcebispo e em trabalhar com zelo na paróquia em que foi entregue.

Foto: Zedu Monte

Agradecimentos

Ao final da celebração eucarística, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição pronunciou sua gratidão em ter Monsenhor Enzo como seu novo pastor. O sacerdote já estava atendendo essa comunidade de fé desde abril deste ano, quando Dom Edmar José da Silva, então pároco, foi ordenado bispo.

“Saiba que a partir de agora, estando entre nós, essa é a sua comunidade. Essa é a sua casa e o senhor será membro de cada uma de nossas famílias, que o abraçará sempre que for necessário. Seja bem-vindo! Conte conosco, com a nossa amizade, com as nossas orações e com o nosso serviço. Que Deus o abençoe e Maria Imaculada Conceição o cubra com seu manto sagrado, fazendo com que o senhor seja imensamente feliz ao lado desse rebanho”, manifestou a paroquiana Dulcineia França.

Foto: Zedu Monte

Quem também dirigiu uma mensagem ao novo pároco foi Dom Barroso, filho de Ouro Preto e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Em sua fala, ele recordou o período de 2007 a 2013 em que Monsenhor Enzo atuou na paróquia como vigário, agradecendo-o pelo seu sim e a Dom Airton por indicar “um pastor que já conhece o rebanho”.

Após as manifestações de gratidão, o novo pároco agradeceu a acolhida e pediu a intercessão de Nossa Senhora e São José em seu novo ofício.

“Eu peço a Deus, que assim como a união entre Maria e José foi tão fecunda, tão bonita, a nossa união, pároco e paroquianos, também seja muito bonita. Contando com vocês para me ajudar”, disse ao explicar que, para a celebração, escolheu um paramento litúrgico que representa o casamento da Virgem Santíssima com o Patrono Universal da Igreja.

“Eu peço a Deus que me ajude muito a corresponder àquilo que vocês esperam de mim e peço a colaboração de todos para podermos caminhar e continuar fazendo o que já estava sendo feito”, sublinhou.

Foto: Vitória

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Edição: Thalia Gonçalves