sexta-feira

, 14 de junho de 2024

Monsenhor Geraldo participa de Missa em comunidade na zona rural de Guaraciaba

15 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu, no último dia 11 de dezembro, na comunidade de São João, zona rural de Guaraciaba (MG), a Santa Missa com a presença de Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues, Bispo Eleito da Diocese de Januária (MG).

A celebração foi presidida pelo Padre Francisco Maria de Castro Moreira, que agradeceu as comunidades presentes, ressaltando a importância do Povo em oração pelos leigos e leigas, sacerdotes, religiosos e religiosas.

Na oportunidade, Padre Francisco fez um breve relato sobre a sua trajetória vocacional, que perpassa pelo mesmo caminho que o Monsenhor Geraldo: “o caminho que fizemos no tempo de Seminário, laços de amizade que foram aos poucos se estreitando”, disse. Ele ainda lembrou da boa e saudosa amizade entre os pais dos dois, fato que fortaleceu ainda mais a amizade e ao chamado de Deus.

“Hoje estamos muito felizes e mais felizes estão nossos pais que lá do céu louvam e glorificam a Deus por esse momento magnífico, essa entrega maior do nosso irmão, amigo e companheiro, Monsenhor Geraldo Souza, de sua vida mais intensa no serviço do Reino de Deus.

Nossas famílias e nossas comunidades se engrandecem por um filho seu galgar o degrau mais alto no serviço da Igreja. Honras sejam dadas a todo momento ao Senhor da messe que sempre nos chama e nos envia”, enfatizou Padre Francisco.

Padre Francisco também enfatizou a desafiadora missão do futuro Bispo e ilustrou com a seguinte passagem: “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados”. Recordou ainda sobre a importância da oração e das obras que devem acompanhar a vida do cristão e, assim, vencer os desafios da missão.

“A comunidade de São João Batista, minha comunidade de origem, acolheu com muito amor a todos nós e as pessoas de outras comunidades pertencentes às Paróquias de Sant’Ana, de Guaraciaba, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, a última paróquia do Monsenhor Geraldo, pessoas de Porto Firme e amigos da família”, afirmou Padre Francisco, que atualmente é o Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras (MG).

O Pároco da Paróquia de Sant’ana, em Guaraciaba, Padre Geraldo Trindade, também esteve presente e falou da importância de entender como se faz um bispo. Padre João Paulo Silva, enviado para a missão em Porto Velho (RO) e filho de Guaraciaba, Padre Geraldo Vidal, Padre José Sena e fiéis da Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras, também participaram da Santa Missa.

Antes da bênção final, foi descerrado um quadro com a certidão de batismo do Padre José Sena, irmão de Monsenhor Geraldo e que foi batizado na Capela de São João, ressaltando os nomes de pessoas que deixaram um testemunho vivo de fé para os dias de hoje.

Na oportunidade, Monsenhor Geraldo, cordialmente, afirmou que não se pode esquecer das nossas origens e que é preciso resgatar nossa história trazendo testemunhas, pessoas que foram importantes na nossa vida, exemplos vivos de fé. Ainda, agradeceu a comunidade o presente, afirmando que conta com as orações de todos. No final houve uma confraternização com os presentes.

Nomeação de Monsenhor Geraldo

Monsenhor Geraldo foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Diocesano de Januária (MG) em 25 de outubro. Sua ordenação episcopal será em 27 de janeiro de 2024, em Porto Firme.

Texto: Cláudia de Souza Pereira e Padre Francisco Maria de Castro Moreira.

Fotos: Cláudia de Souza Pereira