sábado

, 13 de abril de 2024

Monsenhor Osmar e Padre Joaquim são apresentados na Paróquia Santo Antônio, em Barbacena

24 de outubro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu na última sexta-feira, 20 de outubro, na Paróquia de Santo Antônio, em Barbacena (MG), a cerimônia de apresentação do Monsenhor Osmar Raymundo Mateus, como administrador paroquial, e do Padre Joaquim Diogo de Melo como vigário paroquial. Os sacerdotes se juntam ao Pároco, Padre José Eudes de Carvalho Araújo, nas ações pastorais e de evangelização dessa comunidade de fé.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de familiares, presbíteros, religiosas e fiéis das Paróquias Nossa Senhora das Dores (em Senhora das Dores), Santa Bárbara (em Santa Bárbara do Tugúrio), onde o Padre Joaquim já atuou, bem como os paroquianos de Santo Antônio.

No início da celebração, foi realizada a leitura do documento que nomeou Monsenhor Osmar como administrador paroquial sede plena da referida paróquia. À ocasião, conforme determina a doutrina da Igreja, ele realizou a profissão de fé.

Em sua homilia, Dom Airton lembrou que cada pessoa forma a família de Deus e recebeu uma missão confiada por Ele. “Por isso, na paróquia, quando nós temos vários trabalhos, vários ofícios e vários sacerdotes, nós podemos ficar felizes […]. É uma paróquia que vai enriquecendo, não para ela, mas para o serviço aos irmãos. […] O sacerdote na paróquia se torna uma ajuda valorosa para nossa vida de fé”, disse ao comentar sobre a acolhida dos novos presbíteros a essa comunidade de fé.

Após o rito da Comunhão, foi lido o decreto de nomeação do Padre Joaquim como Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio. Ao término da Celebração, Monsenhor Osmar e Padre Joaquim receberam os cumprimentos de todos os presentes e usaram a palavra para expressarem sobre as nomeações.

Em seus agradecimentos, Monsenhor Osmar recordou sua trajetória vocacional, desde a sua ordenação às paróquias que atuou anteriormente, incluindo no estado da Bahia. “Agora, encontro-me em minha terra natal diante de mais um desafio: a nomeação para administrador da Paróquia Santo Antônio, [onde] já estou como vigário paroquial desde 20 de fevereiro de 2020, em constante trabalho que só me fez crescer na fé juntamente com o Pároco, Padre José Eudes, e o carinho dos paroquianos. […] Espero responder a esse chamado da mesma forma que respondi a todos os outros que me foram feitos. Mais uma vez, digo sim, não somente à paróquia e aos meus superiores, mas ao próprio Jesus Cristo na certeza que Dele receberei as graças necessárias para esse ofício”, disse.

Na oportunidade, Padre Joaquim também se manifestou sobre sua nomeação. “Minha primeira palavra é gratidão. Gratidão a Deus pelo ministério que, pela Igreja, me concedeu. Gratidão a Deus por tudo o que aconteceu durante esta trajetória de 12 anos de padre e pelos lugares por onde passei […]. A minha segunda palavra, em relação aos irmãos paroquianos da Paróquia Santo Antônio, é esperança porque quem espera no Senhor nunca é confundido; nunca é abandonado. Então, me coloco à disposição para que possamos trabalhar juntos, para somar, para agregar, para conduzir às pessoas para Deus. Essa é a nossa missão”, afirmou.

Por sua vez, o Pároco, Padre José Eudes, agradeceu ao Monsenhor Osmar e ao Padre Joaquim por aceitarem o chamado de colaborarem com a Paróquia Santo Antônio.

Com informações e fotos da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio, em Barbacena (MG)

Agenda