quinta-feira

, 18 de julho de 2024

Movimento Terço das Crianças da paróquia de Cipotânea celebra um ano

03 de abril de 2024 Arquidiocese

O Movimento Terço das Crianças da Paróquia São Caetano, em Cipotânea (MG), está celebrando o seu primeiro ano. A iniciativa surgiu após algumas lideranças paroquiais e a Catequese constatarem a necessidade de evangelizar melhor as crianças.

Durante as conversas, foram apontadas que algumas mães já estão envolvidas na ação missionária da paróquia e, dessa forma, sentiram a necessidade de que as crianças participassem mais das celebrações e movimentos da Igreja. Foi nesse contexto que surgiu o Movimento do Terço das Crianças.

Iniciado em janeiro de 2023, o projeto foi bem aceito e apoiado pelas famílias da comunidade paroquial. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, na Igreja Matriz, quando as crianças, de todas idades, rezam o terço.

Por meio desse movimento, outros projetos nasceram como o grupo de coroinhas, coral, Equipe de Liturgia e Equipe de Acolhida. Além disso, a iniciativa do Terço das Crianças trouxe a participação das famílias na missa e, hoje, elas são envolvidas nas atividades celebrativas do primeiro domingo do mês, quando a missa das 8h é organizada pelas crianças e suas famílias, sendo os responsáveis pela liturgia, acolhida, ofertório, coral. Para isso, recebem o apoio do Pároco, Padre Adelson Clemente, e do Pároco Emérito, Padre Rogério Venâncio Rezende, que motivam a iniciativa.

O Terço das Crianças nasceu como um apoio à Catequese e visa formar os pequenos por meio da espiritualidade, de uma devoção à Nossa Senhora, e também de estarem ativos e participantes na vida da Igreja.

Texto: Flávia Aparecida Viana Oliveira, Maria Aparecida Madeira Ricarte, Maria Eterna Grossi Almeida e Conceição Aparecida Reis

Revisão do texto: Pe. Adelson Laurindo Sampaio Clemente

Fotos: Pascom Cipotânea