domingo

, 07 de agosto de 2022

Municípios da arquidiocese são atingidos pelas chuvas

27 de janeiro de 2020 Arquidiocese

Mais de 100 municípios mineiros estão em situação de emergência por conta das chuvas dos últimos dias, segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Flávio Godinho. Nessa lista encontram-se algumas cidades do território da arquidiocese de Mariana.

Abre Campo, Granada, Guaraciaba, Matipó, Pedra Bonita, Ponte Nova, Sericita e Raul Soares foram algumas das cidades da Região Pastoral Mariana Leste onde os rios e córregos transbordaram e várias famílias ficaram desabrigadas. 

“A cidade foi bem atingida”, afirma o pároco de Matipó, padre Luiz Martins Neiva. “A água chegou até o nível da igreja, a última vez que aconteceu isso foi em 1985, e mesmo assim água não tinha chegado na altura que chegou neste ano. Foi a primeira vez que entrou água na igreja”, explicou. Segundo ele, as famílias atingidas foram levadas para as escolas da cidade. “Estamos recebendo bastante doação e a limpeza da cidade foi iniciada neste domingo. Mas ainda tem muito lixo pelas ruas da cidade”, acrescenta padre Luiz Martins Neiva.

A Matriz de São João Batista,em Matipó, foi tomada pela água.

Em Raul Soares vários pontos da cidade foram alagados com as chuvas e muitas famílias perderam tudo. Segundo o vigário paroquial, padre Rosemar Condé, a situação está bem caótica. “Ainda não conseguimos chegar em todos os pontos da cidade, pois a limpeza das ruas ainda não terminou. Uma situação muito triste. O que tem confortado as pessoas é a solidariedade do povo”, disse.

Na cidade de Abre Campo, o clima de solidariedade ganhou força após as chuvas. A cidade, que foi fortemente atingida nos últimos dias, está recebendo doações. “Muitas pessoas estão ajudando. No centro de pastoral da paróquia de Sant’Ana está sendo distribuído um almoço para as famílias. Ainda é possível fazer doações de roupas, água e alimento. Tudo é bem vindo neste momento. As pessoas que quiserem doar devem entrar em contato com a prefeitura  ou entregar as suas doações no Oasis Esporte Clube ou no Centro de Pastoral”, explica o jovem morador da cidade, Vitor Paiva. O pároco de Abre Campo, padre Eliseu Donisete, agradece a todos que estão colaborando neste momento.

Em Guaraciaba, a parte baixa central da cidade foi atingida, principalmente a área comercial, e as famílias foram encaminhadas para casas de parentes que moram nas partes mais altas. “Tivemos o abastecimento de água reduzido e alguns desabamentos atingindo algumas casas e vários pontos das estradas que dão acesso à cidade e às comunidades. Mas a situação já foi controlada”, explica o pároco, padre Edir Martins. 

Praça de Guaraciaba na parte baixa da cidade.

Na Região Norte Barão de Cocais, Itabirito e Ouro Preto também sofreram com as chuvas. “Em Barão de Cocais houve enchente, os rios que cortam a cidade transbordaram e cerca de 100 pessoas foram retiradas de suas casas. Tivemos muitos alagamentos e prejuízo material, muitas casas foram invadidas pelas águas”, afirma o pároco da paróquia São João Batista, padre José Antônio de Oliveira. Na Região Oeste Jeceaba, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Entre Rios também foram afetadas pelas chuvas.

*Atualizado às 15h

Agenda