quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

“Museu Boulieu – Caminhos da Fé” será inaugurado nesta sexta-feira em Ouro Preto

24 de março de 2022 Arquidiocese

Crédito da imagem: Família Boulieu

Em um encontro de arte e religiosidade, será inaugurado nesta sexta-feira, 25 de março, às 14h, o “Museu Boulieu – Caminho da Fé”, em Ouro Preto (MG). A instituição é a concretização de um sonho do casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu que, ao longo dos anos, montou uma extensa coleção de obras sacras.

Por não terem filhos, o casal doou à Arquidiocese de Mariana, em 2014, cerca de 1.200 obras, escolhidas entre as mais importantes, por seu caráter artístico, cultural ou histórico, para a constituição do museu. Atualmente, estão sendo acrescidas à doação anterior outras peças do acervo particular do casal.

Segundo o casal, a ideia surgiu a partir de conversas com alguns integrantes do Clero Marianense como o então Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha; Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, hoje, Bispo da Diocese de Colatina (ES); e com o à época Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, Padre Marcelo Moreira Santiago.

Dentre os objetivos do Museu estão permitir a preservação, a valorização e a divulgação do acervo formado pela coleção de arte barroca estabelecida pelo casal franco-brasileiro Maria Helena Boulieu e Jacques Boulieu doado à Igreja Particular de Mariana e promover o conhecimento do patrimônio artístico-religioso por meio da investigação, preservação e difusão da fé cristã através da coleção de arte oriunda da colonização hispano-portuguesa pelos continentes, estimulando, assim, sua valorização e o desenvolvimento cultural da sociedade.

O museu funcionará na Rua Padre Rolim, nº 412, Centro, Ouro Preto (MG).

Crédito da imagem: Família Boulieu

Agenda