Tem início na próxima sexta-feira, 23, a 12ª edição do Mutirão de Comunicação. Pela primeira vez totalmente on-line, o evento conta com 5600 inscritos.
A construção do tema do Mutirão de Comunicação 2021 considerou a urgência de respostas efetivas aos desafios que as várias frentes hoje de defesa da dignidade e da liberdade humanas experimentam, em destaque na comunicação, e que se dão de variados modos nas mais distintas sociedades.
Com a inscrição “Por uma comunicação integral”, o tema se define, em primeiro lugar, como a inarredável defesa política e social de uma comunicação democrática, horizontalizada e responsável.
“É um tema, mas também um lema, pois se coloca como um brado, um grito de inclusão dos que são marginalizados, impedidos de se manifestarem e de darem-se a conhecer em seus modos de ver e de dizer o mundo. Comunicação integral, também, na abertura que deve existir em relação ao outro; em uma postura verdadeiramente dialógica e na consideração das diferenças e do direito humano de todos a se comunicar”, disse o professor Mozahir Salomão, coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB.
Visando a diversidade e inclusão durante o evento, o Mutirão contará com tradutor e intérprete de libras, uma parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAI), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Janaína Gonçalves Moreira, membro da equipe de infraestrutura do Mutirão, explicou que a parceria com a Universidade surgiu após a demonstração de interesse por parte de vários inscritos no evento. “Diante da necessidade de uma comunicação que precisa ser abrangente e acolhedora, principalmente no âmbito em que trabalhamos, que é a comunicação na igreja, precisamos ser cada vez mais inclusivos”, disse.
É importantíssimo que tenhamos essa abertura, que seja um evento com esse tipo de trabalho, e que nos próximos tenhamos essa sensibilidade de acolher a todas as pessoas em suas necessidades, sermos inclusivos nesse trabalho da comunicação especificamente.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Ana Moura, explicou que o Núcleo disponibilizará tradutor e intérprete de libras para garantir a acessibilidade de comunicação entre pessoas ouvintes e com deficiência auditiva, ou entre surdos, por meio da Língua Brasileira de Sinais e a língua oral corrente, o português. Saiba mais sobre o assunto aqui
Confira abaixo a programação e prepare-se para participar:
16h45- Abertura da sala e início da transmissão
17h00- Oração de abertura
17h30- Solenidade de abertura
18h00- Palestra magna – Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas (Prof. Dr. Massimo di Felice | ECA – USP)
19h00- Apresentação cultural: Versos e Preces (com Dom Vicente Ferreira e Avimar)
19h15 – Conferência 1 – Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo (Profª. Drª. Magali Cunha)
20h00 – Reflexões e Diálogos
20h30- Lançamentos
21h00- Bênção da noite
8h30- Abertura da sala
8h45- Oração da Manhã
9h00- Conferência 2 – Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja? (Prof. Dr. Moisés Sbardelotto)
9h45- Apresentação cultural: Trio de Cordas “Piu Piano”
10h00- Conferência 3 – Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti (Prof. Dr. Norval Baitello Júnior | PUC-SP)
10h45- Reflexões e Diálogos
11h15- Painel – Ecologia das mídias e nas mídias católicas (Profª. Drª. Adriana Braga | PUC-Rio e Prof. Dr. Jorge Miklos | UNIP)
12h00- Intervalo
13h30- Conferência 4 – Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade (Prof. Drª. Viviane Mosé)
14h15- Apresentação cultural: Tom Nascimento
14h30- Conferência 5 – Utopias do mundo integral (Prof. Dr. Carlos Ferraro | Presidente de Signis ALC – Argentina)
15h15- Reflexões e Diálogos
16h00- Intervalo
16h10- Conferência 6 – Comunicação integral: influenciadores ou influenciados? (Profª. Drª. Elizabeth Saad | ECA – USP)
17h00- Show com Rubinho do Vale e banda
18h00- Missa transmitida pelas TVs e rádios católicas
Conheça os conferencistas (aqui).
Texto e imagem: CNBB
Atualizado em 21/07/2021 às 11h38