segunda-feira

, 04 de março de 2024

Na véspera do Dia da Consciência Negra, a Pastoral Afro-Brasileira realizou a Romaria do Povo Negro em Urucânia

05 de dezembro de 2022 Arquidiocese

Na véspera do Dia da Consciência Negra, a Pastoral Afro-Brasileira (PAB) realizou em 19 de novembro mais uma edição da Romaria do Povo Negro da Arquidiocese de Mariana. A peregrinação, que está inserida nas comemorações dessa data, esteve no Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Urucânia (MG), para reafirmar seus propósitos. À ocasião, a PAB foi acompanhada do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças, da cidade de Ouro Preto (MG).

Segundo a Coordenadora da Pastoral Afro-Brasileira na Região Mariana Norte, Solange Palazzi, “a Romaria é a partilha da caminhada, com cantos e danças que relembram e fortalecem nossa luta diária contra o racismo e renova a esperança em um mundo de igualdade, justiça social e qualidade de vida para todas e todos”.

Ainda de acordo com ela, os presentes também participaram da Missa e partilharam a Eucaristia, “pão que nos alimenta e assegura que em Jesus está todo o exemplo de luta, contra todas as opressões”, disse. Para 2023, já está sendo planejada a Romaria do Povo Negro, com a participação de todas as cinco regiões da Arquidiocese de Mariana. A data será 19 de novembro de 2023.  “Todos estão convidados para caminhar e festejar conosco”, convidou Solange.

Histórico da Romaria

Organizada pela Pastoral Afro-Brasileira (PAB), a primeira Romaria do Povo Negro da Arquidiocese de Mariana foi realizada em 2018; já a segunda, em 2019. Em 2020, não ocorreu por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. No ano seguinte, em 2021, foi feita de forma virtual, pela mesma razão. Em 2022, coube a Pastoral Afro-Brasileira da Região Mariana Norte, com integrantes de Ouro Preto e Mariana, fazer memória da Romaria.

Contribuição: Solange PalazziPastoral Afro-BrasileiraRegião Mariana – Norte

 

Agenda