quinta-feira

, 30 de maio de 2024

No dia de São Francisco de Assis, igreja histórica de Mariana volta a receber celebrações religiosas

06 de outubro de 2023 Arquidiocese

Os sinos ecoados durante toda a quarta-feira, 04 de outubro, em Mariana (MG), anunciavam as festividades do dia: a celebração de São Francisco de Assis e a volta das celebrações religiosas na igreja histórica dedicada ao santo. Após 14 anos fechado, sendo que os últimos quatro para obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos, o templo foi entregue restaurado no último dia 28 de setembro.

A Santa Missa solene foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença expressiva da comunidade paroquial e marianense, bem como sacerdotes do clero diocesano, seminaristas das casas de formação do Seminário São José e os membros da Ordem Franciscana Secular.

O Padre Geraldo Dias Buziani, sacerdote responsável pelo templo religioso, descreveu o momento festivo como de alegria. “Foi um momento muito marcante para a Ordem Franciscana Secular porque a Igreja de São Francisco de Assis é o lugar onde os franciscanos se reúnem, celebram suas festas, cultivam sua devoção e inspiram suas vidas no exemplo de São Francisco de Assis. Então, foi um momento de muito júbilo para a Ordem Franciscana Secular de Mariana”, disse.

Segundo o sacerdote, após a restauração e a reabertura, a igreja voltará a receber as cerimônias de casamento, aos sábados, e a Santa Missa, com a participação das crianças, aos domingos, às 16h.

Visita guiada

Também no dia 04 de outubro, pela manhã, uma visita guiada foi realizada na Igreja São Francisco de Assis, a fim de apresentar à população detalhes dos trabalhos de restauração dos elementos estruturais e artísticos.

Fotos: Pedro Henrique Hudson

Veja também:

Igreja São Francisco de Assis, em Mariana, é reaberta após 14 anos