terça-feira

, 16 de agosto de 2022

No Dia do Seminário, nove seminaristas foram instituídos acólitos e leitores

12 de novembro de 2021 Arquidiocese

Seminaristas instituídos e alguns padres formadores do Seminário São José

No último domingo, dia 07 de novembro, a Arquidiocese de Mariana celebrou o Dia do Seminário. Para marcar a data, nove seminaristas do Seminário São José foram instituídos acólitos e leitores, ministérios importantes para os candidatos que querem ser admitidos às ordens sacras.

A celebração aconteceu na Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana (MG), e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Ainda, contou com a presença de alguns padres formadores do Seminário São José e das paróquias de origem dos seminaristas instituídos, familiares e demais seminaristas da Arquidiocese de Mariana.

Recordando a Liturgia do dia, quando a Igreja no Brasil celebrou a Solenidade de Todos os Santos, Dom Airton pontuou em sua homilia que a santidade dos seus membros é a base da Igreja. “Todos nós somos chamados à santidade. Enquanto estamos aqui, buscamos viver a santidade de vida, mesmo com todas as falhas que temos”, disse. Ele ainda destacou que devemos viver as tribulações deste tempo com os olhos do Senhor, ou seja, olhando para Cristo, que é a fonte de toda a santidade.

Ao falar sobre os Ministérios de Acólito e Leitor, Dom Airton enfatizou que os ministros na Igreja são servidores de Deus, sendo os leitores através do serviço da Palavra e os acólitos no serviço do Altar. “Esse serviço a Deus se traduz concretamente no serviço aos irmãos”, afirmou. Ainda, de acordo com o Arcebispo, os leitores têm como responsabilidade ler os textos sagrados na liturgia e ajudar na formação de outros fiéis. Por sua vez, os acólitos, no serviço do Altar, devem se aproximar cada vez mais da Eucaristia, o centro da vida cristã.

Mons. Celso é o atual reitor do Seminário São José

Em entrevista, o reitor do Seminário São José, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, explicou que esses Ministérios ajudam a colocar em destaque a espiritualidade do padre que tem como alicerce a Palavra de Deus, que é o sentido do Ministério do Leitor, e na Eucaristia, que a centralidade do Acolitado.

Todos os seminaristas da Arquidiocese de Mariana estiveram na celebração

Depoimentos

Para o seminarista Stéfano Washington Pereira da Silva, do 3º ano de Teologia, receber o Ministério do Leitorato é uma alegria muito grande, pois representa mais um passo rumo ao Ministério Sacerdotal. Ao mesmo tempo, “é também uma responsabilidade muito grande estar sempre em contato com a Palavra de Deus e fazer sempre a sua pregação”.

Já Fabrício Lopes Fernandes, do 3º ano de Teologia, e que foi instituído acólito,  receber esse ministério foi um momento de muita emoção. “Vejo com um grande sinal de esperança, sobretudo nessa celebração que também comemorou o Dia do Seminário e sua história”, disse destacando os sentimentos de alegria, especialmente, pelo seu pai, o diácono Lautair Lopes Fernandes, ter participado da celebração servindo no altar. “Isso nos mostra como ser Igreja em família”, ressaltou.

Saiba quem são os nove seminaristas que foram instituídos aqui.

Agenda