domingo

, 16 de junho de 2024

No Dia Mundial dos Pobres, Paróquia Nossa Senhora da Luz distribuiu 550 refeições para pessoas em vulnerabilidade social

16 de novembro de 2022 Arquidiocese

A Igreja Católica celebrou no último domingo, 13 de novembro, o VI Dia Mundial dos Pobres. Em comunhão com toda Igreja, como gesto concreto da celebração da data, a Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Conselheiro Lafaiete (MG), entregou 550 refeições, atendendo à 113 famílias da paróquia, e moradores em situação de rua e vulnerabilidade em vários pontos da cidade.

Durante todo o ano, a Paróquia tem voltado os olhares para os menos favorecidos, auxiliando famílias mais vulneráveis em suas necessidades mais urgentes, contando com a ajuda dos paroquianos e amigos. Durante a ação do Dia Mundial dos Pobres, em uma das visitas às famílias, chamou a atenção dos voluntários a pergunta de uma criança da casa: “Mamãe, vai ter carne?’’. Cada refeição preparada com muito carinho, tinha pernil e sobremesa.

O gesto só foi possível graças à generosidade de todos os fiéis que doaram os ingredientes para a preparação do almoço e da sobremesa; do trabalho e dedicação das equipes de organização, visita às famílias, equipe de cozinha e de infraestrutura que entregaram o almoço na residência de cada família e onde se encontrava um irmão que necessitasse de um abraço fraterno.

Foram mais de 60 pessoas envolvidas nesta realização, que vai além de um evento pontual, mas constitui um grande momento de alegria e confraternização com cada um dos nossos irmãos na vivência do Evangelho de Jesus Cristo, da Fraternidade e do Amor.

Este evento será complementado pela Gincana da Catequese Paroquial, a ser realizada neste fim de semana, onde as arrecadações de gêneros alimentícios, roupas e outras doações serão destinadas também aos pobres.

Sobre o Dia Mundial dos Pobres

A data, criada pelo Papa Francisco em 2016, chama a atenção para o cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Iniciativas em todo o mundo fazem valer as palavras do Papa Francisco que, em sua mensagem para a data deste ano, recordando que o Apóstolo Paulo, dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados: “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (2 Cor 8,9).

Nesse caminhar junto ao Santo Padre, ressalta-se a sua fala: “Não podemos ficar à espera que batam à nossa porta; é urgente ir às casas, aos hospitais e casas de assistência, às estradas e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento”.

Que Nossa Senhora da Luz abençoe a todos e recompense a cada um o seu gesto de generosidade.

Texto: Padre Rogério de Oliveira Pereira e Solange Aparecida

Fotos: Sergio Moreira