sábado

, 20 de abril de 2024

“Nos encontramos, hoje, para celebrar o mistério da nossa fé”, disse Dom Airton na celebração da Ceia do Senhor

10 de abril de 2020 Arquidiocese

“Nos encontramos, hoje, para celebrar o mistério da nossa fé de modo bem especial. Ouvimos outra vez esse trecho do evangelho. Jesus lava os pés dos discípulos com um ensinamento. Para que eles também façam a mesma coisa. Isso para dizer que a nossa marca e o nosso propósito devem ser o serviço aos irmãos e irmãs. Devemos lavar os pés uns dos outros”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na celebração da Ceia do Senhor. A missa foi presidida nesta quinta-feira (9), no Santuário de Nossa do Carmo, em Mariana, e contou com a participação dos padres da cidade.

“Toda vez que participamos da missa, participamos da Eucaristia, nós reforçamos, em nós mesmo, esse desejo de estar a serviço dos irmãos e irmãs”, acrescentou o arcebispo.

Lembrando que a Quinta-feira Santa é o dia em que a Igreja celebra a instituição da Eucaristia, do sacerdócio ministerial e do mandamento do amor, Dom Airton disse que “esses três elementos fazem parte da nossa vida de fé, fazem parte da vida da Igreja desde o princípio”.

“A cada ano somos convidados aprofundar nessa verdade de fé. Nosso Senhor quis permanecer no meio do seu povo, conosco, como alimento. Mas não um alimento que passa e sim um alimento que sacia a nossa fome plenamente. Ele quis permanecer conosco como esse alimento da vida fé, alimento daqueles que caminham para junto de Deus. Somos peregrinos neste mundo e precisamos estar fortalecidos para trilhar este caminho que nem sempre é fácil”, sublinhou.

“Jesus Cristo é o caminho que nos leva para o encontro com Deus. Nessa missa, nós retomamos essa entrega de Cristo. Essa entrega antes de ser condenado à morte e ser pregado na cruz é uma entrega pelos irmãos por amor. Que nós saibamos viver, intensamente, essa experiência”, afirmou Dom Airton.

A celebração da Ceia do Senhor foi encerrada com a desnudação do altar. “Desnudado o altar no silêncio e na contemplação do mistério da paixão e morte de nossa Senhor Jesus Cristo, nós iremos permanecer assim até o sábado. Naquela noite, felizes, nós começaremos o nos preparar para celebrar a ressurreição de Jesus”, finalizou o arcebispo. 

Confira as fotos da celebração:

Agenda