quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Nossa Senhora das Dores é festejada na Arquidiocese de Mariana

06 de setembro de 2022 Arquidiocese

Uma devoção antiga com fundamentação bíblica, quando são narradas as setes dores da Virgem Maria, a Igreja celebra no próximo dia 15 de setembro a memória de Nossa Senhora das Dores. Na Arquidiocese de Mariana, três paróquias, todas na Região Sul, são dedicadas, a Nossa Senhora das Dores e estão com programações especiais.

Confira:

Capela Nova (MG)

Em Capela Nova (MG), a festa em honra a Santíssima Virgem Maria acontece entre os dias 05 e 15 de setembro e tem como tema “Maria, primeira discípula e missionária”.

A programação inclui a celebração, seguida da novena, durante todos os dias na Igreja Matriz, às 19h. No domingo, dia 11, também haverá missa às 9h e às 12h almoço com o momento cultural.

Já na quinta-feira, 15 de setembro, dia solene, acontecerá às 5h alvorada e no decorrer do dia haverá a celebração da Santa Missa às 7h e às 9h. Às 16h haverá procissão com a imagem da padroeira e às 17h a Missa Festiva de encerramento.

A programação também inclui de terça a sexta-feira confissões das 9h às 11h e de 14h às 16h. Confira aqui a programação completa

Dores do Turvo (MG)

Com o tema “Por uma Igreja sinodal comunhão, participação e missão”, a comunidade de fé de Dores do Turvo tem a alegria de acolher os fiéis e romeiros para mais um ano festivo em honra a Virgem Maria. Neste ano, as celebrações acontecem entre os dias 05 e 15 de setembro com três missas diárias às 7h, às 15h e às 19h, sendo que no último horário haverá também a reflexão do Setenário das Dores.

No dia 15, a solenidade em honra a Nossa Senhora das Dores terá uma programação extensa. Às 7h e às 10h haverá Celebração Eucarística na Igreja Matriz. Já às 14h, acontecerá a Santa Missa, com bênçãos dos objetos e dos romeiros. Em seguida, às 16h, acontecerá desfile dos carros alegóricos retratando as Dores de Maria. Por fim, a festividade será concluída com a procissão luminosa, procedida da coroação, bênção do Santíssimo e a solene Te Deum e o encerramento do Jubileu.

A programação da festividade também inclui confissões diárias de 7h até às 15h e às 19h e barraquinhas e shows ao lado do Salão Paroquial da Igreja Matriz às 20h30.

Além disso, durante o jubileu, a missa das 19h e o encerramento do jubileu serão transmitidos pelo canal do YouTube da paróquia. Confira aqui a programação completa

Senhora das Dores (MG)

Celebrando sua padroeira, o distrito de Senhora das Dores, pertencente à cidade de Barbacena (MG), reflete em torno da graciosidade de Maria durante as festividades. Para isso, o tema proposto é “Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42).

A programação conta com a Celebração Eucarística entre os dias 06 e 15 de setembro, às 19h30, na Igreja Matriz. No dia festivo, a Missa Solene será às 10h, logo após procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do distrito. À chegada, haverá a bênção dos motociclistas e motoristas. O encerramento acontecerá às 12h com almoço festivo e leilão de prendas. Confira aqui a programação completa

Foto: Thalia Gonçalves