Aconteceu entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro a festa em honra a excelsa padroeira de Cachoeira do Campo (MG), Nossa Senhora de Nazaré. Em 2024, o tema da novena foi uma oportunidade para a comunidade local se preparar para o Jubileu de 2025: “Maria, mãe da esperança”.
Foram dias intensos de oração e partilha. As festividades deste ano tiveram um tom especial porque comemora-se também os 300 anos do reconhecimento pela coroa portuguesa da freguesia de Cachoeira do Campo.
Durante a novena, os ex-párocos marcaram presença presidindo a santa missa em cada noite. Todos os dias da novena, logo pela manhã, houve oração do ofício nas capelas do distrito. Já à tarde, às 15h, aconteceu adoração ao Santíssimo Sacramento e atendimento de confissões e, à noite, a Santa Missa com rito da novena.
O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos santos, também marcou presença e ministrou o sacramento da Crisma a 31 adultos na noite de terça-feira, 3 de setembro.
Ainda, os Bispos Auxiliares de Belo Horizonte, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira e Dom Edmar José da Silva, também estiveram presentes nos festejos.
No dia 7 de setembro, foi realizada a segunda edição da cavalgada de Nossa Senhora de Nazaré, uma parceria com o clube do cavalo de Cachoeira do Campo e as comitivas da redondeza. Na praça da matriz, houve show, barraquinha, leilões, etc.
O dia festivo, 8 de setembro, Dom Edmar presidiu a missa cantada, que contou com a presença de autoridades. As comemorações em honra à padroeira foram concluídas às 18h com a celebração eucarística presidida pelo Pároco, Padre Harley Carlos de Carvalho Lima. A missa teve a participação de grande número de fiéis que, ao final, entoaram o Te Deum e coroaram a imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré.
Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré