sábado

, 20 de abril de 2024

Nossa Senhora do Carmo é celebrada em Mariana

20 de julho de 2020 Arquidiocese

Uma missa presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na manhã da última quinta-feira, 16 de julho, marcou a celebração de Nossa Senhora do Carmo em Mariana. À noite, o reitor e pároco, cônego Nedson Pereira, celebrou a missa de encerramento e foi realizado o canto de Te Deum laudamus, rendendo graças a Deus pelos 324 anos da cidade e 261 anos de devoção carmelita na cidade.

Em preparação para a festa, os fiéis e membros da Confraria de Nossa Senhora do Carmo participaram da novena entre os dias 7 a 15 de julho. A cada dia, a novena contou com a participação de um padre da região e dos confrades na organização da liturgia.

Para Aparecida Paulino, integrante da Confraria, as homenagens prestadas a Nossa Senhora do Carmo foram muito belas. “O desejo de muitos, assim como eu, era de todos os dias receber o sacramento da comunhão. Mas foi um momento singelo de comunhão espiritual e de devoção, que as outras festividades também possam ser realizadas da mesma forma”, disse.

Clécio Oliver, membro da Confraria, também relatou sua alegria com a festa. “Através das redes sociais podemos dar continuidade a essa tradição cultural, histórica e significativa para nós, carmelitas marianenses, que é celebrar a nossa padroeira. Em meio a pandemia, com as igrejas fechadas, não perdemos a nossa fé. Tivemos a oportunidade de rezar em casa e também de transmitir, aos devotos e aos irmãos de nossa confraria, esse rito de saudar a nossa mãe e padroeira”, disse.

Agenda