Nova coroa confeccionada especialmente para Nossa Senhora do Pilar
Com o coração cheio de fé e de esperança, na noite do dia 22 de dezembro, às 19h, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), foi tomada por fiéis que se reuniram para testemunhar um momento histórico: a coroação de Nossa Senhora do Pilar com uma nova coroa.
A Celebração Solene faz parte das comemorações dos 60 anos da Coroação Pontifícia de Nossa Senhora do Pilar pelo Papa João XXIII.
Em 1963, o Santo Padre concedeu à Nossa Senhora do Pilar o título de Padroeira Pontifícia de Ouro Preto, coroando-a solenemente com uma coroa de ouro adornada com pedras preciosas.
Este gesto marcou a profunda devoção do povo ouropretano à sua Mãe e Rainha. No entanto, no dia 2 de setembro de 1973, apenas 10 anos após a coroação, a valiosa coroa foi tristemente furtada, juntamente com outras 17 peças sacras do Triunfo Eucarístico.
A comunidade sempre manteve a esperança em reaver as peças furtadas, mas como isso não veio a se efetivar, decidiu-se confeccionar uma outra coroa. Por isso, em 2023, iniciou-se a confecção de uma nova coroa para a Padroeira de Ouro Preto em comemoração aos sessenta anos de coroação pontifícia, se tornando, desse modo, símbolo de renovada devoção e amor por ela.
Hino de Nossa Senhora do Pilar
Salve oh Mater singular, padroeira vitalícia de Ouro Preto secular/Que com a coroa pontifícia/ Maior que a do soberano, vem a fonte te adornar/ Ó Mãe dos ouropretanos, Ó Senhora do Pilar.
Ouro Preto ao te coroar/ te bendiz e te glorifica/ Salve ó Senhora do Pilar/ Da mui heróica heroica Vila Rica.
No seu sexto cinquentenário, canta exaltando a sua glória/ Este Ouro Preto legendário/ Que te prendeu a sua história.
Essa é a letra composta, naquela ocasião, para celebrar a coroação pontifícia. O hino de Nossa Senhora do Pilar é intitulado “Salve oh Mater Singular”, com letra de Doutor Herminio Babosa, e melodia de Luiz Marzano, belamente cantado na Basílica de Nossa Senhora do Pilar desde 1963.
Texto: Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Adaptado
Foto: Rafaela Vieira