quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Nota de falecimento de Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito de Manaus

04 de março de 2021 Igreja no Brasil

A Arquidiocese de Mariana se solidariza com a Arquidiocese de Manaus (AM) e informa, com pesar, o falecimento do Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, na noite desta quarta-feira (03).

Dom Sérgio estava internado desde a manhã de 26 de fevereiro devido a uma infecção urinária. Entretanto, na noite do dia 26, sofreu um infarto e necessitou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já no último domingo (28), precisou fazer hemodiálise. Faleceu, aos 66 anos, nesta quarta-feira (03), devido à infecção (septicemia por grau negativo).

Neste momento de dor e de luto, a Arquidiocese de Mariana se une à Arquidiocese de Manaus e aos familiares e entes queridos de Dom Sérgio na prece pela sua ressurreição na graça divina. Que Deus, na sua imensa misericórdia, acolha esse nosso irmão na fé em seu Reino e conceda a todos o conforto espiritual, que vem da nossa fé na ressurreição dos mortos!

Sobre Dom Sérgio

Foto: Arquidiocese de Manaus

Natural de Regente Feijó (SP), foi formado na Congregação do Espírito Santo, tendo seus primeiros votos religiosos ocorridos no dia 2 de fevereiro de 1975 e ordenado padre em 09 de dezembro de 1978, na cidade de São Paulo (SP). Desde 1979, atuou em Dioceses e Arquidiocese da Região Norte do Brasil.

Foi ordenado Bispo em 1998, em Tefé, no interior do Amazonas, onde Dom Sérgio atuou como Bispo da Prelazia de Tefé. Dom Sérgio Castriani assumiu o governo pastoral de Manaus em fevereiro de 2013, quando o Papa Bento XVI o transferiu da Prelazia de Tefé para a capital, onde ficou até novembro de 2019, quando o Papa Francisco aceitou o seu pedido de renúncia por motivos de saúde.

Sepultamento e velório

Nesta quinta-feira (04), a partir das 10h, será realizado o velório de Dom Sérgio em frente à Catedral de Manaus. Já às 17h, terá a celebração de corpo presente, também na catedral, mas sem a presença do público. A cerimônia será transmitida pela TV Encontro das Águas e das rádios Rio Mar e Castanho.

*Com informações e imagem da Arquidiocese de Manaus.

Agenda