sexta-feira

, 12 de abril de 2024

Nota de falecimento do Padre Elias Bartolomeu Leoni

02 de março de 2023 Arquidiocese

“Os que tiverem ensinado a muitos o caminho da virtude, brilharão como as estrelas por toda a eternidade” (Dn 12,3).

A Arquidiocese de Mariana comunica, com grande pesar, o falecimento do Padre Elias Bartolomeu Leoni, Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Santa Bárbara (MG) e, por muitos anos, formador e professor em nosso Seminário Arquidiocesano São José. O estimado sacerdote deu entrada no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), no dia 15 de fevereiro, com um quadro de cardiopatia. Apesar do cuidadoso tratamento, então iniciado, não resistiu e veio a óbito

Padre Elias Bartolomeu Leoni nasceu no dia 07 de setembro de 1952, em Pedra Bonita (MG). Ingressou no Seminário de Mariana onde recebeu a maior parte de sua formação e foi ordenado presbítero aos 07 de julho de 1977, por Dom Oscar de Oliveira. Posteriormente, aperfeiçoou os seus estudos em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde alcançou os graus de Mestre e Doutor em Teologia Sistemática.

Centenas de alunos se beneficiaram de sua ampla cultura teológica e vasta erudição durante mais de quarenta anos do seu magistério, iniciado no antigo Seminário Menor e consolidado nos cursos de Teologia e Filosofia. Pastoreou as paróquias de São Caetano, em Monsenhor Horta, Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado, Cristo Rei, em Ouro Preto, e Santa Rita de Cássia, em Viçosa. Desde 2003 cumpria zelosamente a missão de Pároco em Santa Bárbara.

A Arquidiocese de Mariana se une à família do Padre Elias e seus paroquianos, suplicando a Deus o consolo e a força da esperança na ressurreição e pede a Cristo, Bom Pastor, que conceda ao nosso irmão a alegria da vida eterna.

Pe. Enzo dos Santos

Chanceler do Arcebispado

Celebrações de exéquias

Nesta quinta-feira, 02 de março, às 10h, acontece a celebração de corpo presente na Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara (MG). Após a celebração, o corpo será translado para Pedra Bonita, terra natal do presbítero.

Já na sexta-feira, 03 de março, às 10h, Dom Airton José dos Santos preside a missa de corpo presente na Paróquia São José, em Pedra Bonita, seguida do sepultamento.

Agenda