sexta-feira

, 29 de março de 2024

Nota de Gratidão ao professor Paulo Augusto

10 de julho de 2020 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana e a Faculdade Dom Luciano receberam com pesar, nesta sexta-feira (10), a notícia do falecimento senhor Paulo Augusto da Silva, ex-professor do Instituto de Filosofia. Seu velório ocorreu durante o dia de hoje, no Cemitério da Colina, em Belo Horizonte, com sepultamento às 16 horas.

Paulo Augusto lecionou por vários anos como professor voluntário no Antigo Instituto de Filosofia, depois na Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), atual Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM). Ele é filho da Arquidiocese de Mariana, da cidade de Senhora de Oliveira, lugar muito querido do professor. Paulo também foi condecorado com a medalha da “Comenda Dom Luciano”.

“Paulo Augusto sempre trabalhou como professor voluntário, muito competente e dedicado. Pediu afastamento quando entendeu que havia professores preparados para dar prosseguimento ao curso. Descanse em paz!”, assim expressou o diretor da Faculdade, padre José Carlos dos Santos.

“Amou a filosofia como verdadeiro filósofo ou até mais do que vários assim intitulados. Incentivava-nos, sempre, a paixão pelo saber e a qualificar o tempo na busca da verdadeira sabedoria. Ensinou-nos a estar sempre vivos para aquilo que verdadeiramente não morre nunca! Vá em paz!”, disse o diácono Robson Adriano Fonseca, ex-aluno do professor Paulo Augusto e também professor da faculdade.

“Descanse em paz Paulo Augusto, um professor que deixou sua marca tanto por sua sabedoria quanto sua capacidade de generosidade e gratidão. Deus o acolha no seu coração e lhe dê o descanso eterno”, afirmou padre Euder Monteiro, também ex-aluno e atual Diretor da Etapa do Discipulado no Seminário.

Padre Edmar José da Silva, ex-aluno de Paulo Augusto e professor da faculdade, disse: “Grande homem: inteligente, generoso e muito alegre. Gostava de contar piada. Que Deus o acolha no céu!”.

Recentemente Paulo deixou um texto de filosofia intitulado “O discurso verdadeiro e encontro de culturas”, apresentando o Contra Celso de Orígenes. O texto se encontra publicado em na Revista de Filosofia Inconfidentia (http://inconfidentia.famariana.edu.br/numerosanteriores/numero-5/).

“Somos muito grato ao professor Paulo Augusto. Sempre nos encantava pela sua paixão à filosofia e ao estudo das línguas clássicas e modernas. Querido professor Paulo Augusto, a nossa eterna gratidão! Descanse em paz!”, disse padre Edvaldo Antonio de Melo, ex-aluno e atual coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano.

Agenda