domingo

, 07 de agosto de 2022

Nota de pesar: senhor Cândido Mendes, irmão de Dom Luciano

17 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Comunicamos com grande pesar o falecimento do Sr. Cândido Antônio Mendes de Almeida, ocorrido hoje 17 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O Professor Cândido estabeleceu uma relação de proximidade e amizade com a Arquidiocese de Mariana a partir de 1988 quando o seu irmão, Dom Luciano Mendes de Almeida, tornou-se nosso Arcebispo Metropolitano.

Cândido Mendes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho de 1928. Desenvolveu uma brilhante trajetória acadêmica onde conjugou o exercício do magistério e da pesquisa com numerosas atividades em favor da educação e da cidadania. Em 1989 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, fato que revela o amplo reconhecimento da sua vasta produção intelectual. Entre suas obras publicadas destacam-se: “Nacionalismo e Desenvolvimento” (1963), “O País da Paciência” (2000), “A razão armada” (2012). Cândido Mendes atuou como professor universitário na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); na  Fundação Getulio Vargas (FGV); Faculdade de Direito Candido Mendes; Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.

Sua atividade acadêmica também  alcançou o exterior, lecionando em prestigiosos centros de estudos superiores como a Brown University, New York University, New Mexico University, University of California, Stanford, Columbia e Harvard, bem como atuações junto a organismos internacionais parceiros da UNESCO.  Sua trajetória culminou na reitoria da  Universidade Cândido Mendes.

Deixa viúva a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, filhos e netos. Irmanados na mesma fé cristã, professada com vigor pelo ilustre acadêmico, elevemos nossas preces a Deus rogando a sua misericórdia e graça da feliz ressurreição para este nosso irmão e o conforto da fé aos seus familiares e amigos.

Agenda