Nota de Falecimento
Irmã Lucila Maia Mendonça
“A vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá” (Sb 3,1)
A Arquidiocese de Mariana, com pesar, comunica o falecimento da Irmã Lucila Maia Mendonça (1934-2023), das Irmãs do Cenáculo, acontecido na tarde do dia 3 de outubro, em Fortaleza, sua terra natal. Seu sepultamento ocorrerá nessa tarde, dia 04 de outubro, no cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza.
Irmã Lucila, por muitos anos, trabalhou com o Servo de Deus Dom Luciano Mendes, servindo, inicialmente, ao setor de Liturgia da CNBB, nos anos 90, e depois, por convite dele, dedicou a sua vida à Arquidiocese de Mariana, permanecendo conosco até aos primeiros anos do pastoreio de Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Entre nós, assumiu, de modo especial, a coordenação geral da Casa de Retiros Nossa Senhora da Alegria, na Vila Samarco, no distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto. Em 2012, voltou para a sua Congregação religiosa e, em todos esses anos, com uma atuação destacada em vários trabalhos que lhe foram confiados. Ano passado, em exames regulares, foi descoberto uma hemorragia e um câncer em estado avançado e voltou ao seio da família para melhor se tratar. Morreu com 89 anos, completados no dia 30 de agosto deste ano.
Irmã Lucila deixou-nos um legado de amor e entrega, à luz da fé, pela causa da evangelização. Foi sempre lutadora, dedicada aos trabalhos que lhe foram confiados; uma mulher de grande inteligência e sabedoria que no seguimento de Jesus, se despojou dos bens deste mundo e, inteiramente, colocou sua vida e seus dons a serviço do Reino de Deus.
A Arquidiocese de Mariana muito agradece seu testemunho de fé, sua vida consagrada, colocada a serviço, sua atuação em muitos anos nos trabalhos de evangelização entre nós.
O Senhor a acolha em sua glória e conforte suas coirmãs religiosas e sua família!
Pe. Marcelo Moreira Santiago