sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Nota de pesar pelo falecimento da Irmã Lucila Maia Mendonça

04 de outubro de 2023 Arquidiocese

Nota de Falecimento

Irmã Lucila Maia Mendonça

 

“A vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá” (Sb 3,1)

 

A Arquidiocese de Mariana, com pesar, comunica o falecimento da Irmã Lucila Maia Mendonça (1934-2023), das Irmãs do Cenáculo, acontecido na tarde do dia 3 de outubro, em Fortaleza, sua terra natal. Seu sepultamento ocorrerá nessa tarde, dia 04 de outubro, no cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza.

Irmã Lucila, por muitos anos, trabalhou com o Servo de Deus Dom Luciano Mendes, servindo, inicialmente, ao setor de Liturgia da CNBB, nos anos 90, e depois, por convite dele, dedicou a sua vida à Arquidiocese de Mariana, permanecendo conosco até aos primeiros anos do pastoreio de Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Entre nós, assumiu, de modo especial, a coordenação geral da Casa de Retiros Nossa Senhora da Alegria, na Vila Samarco, no distrito de Antônio Pereira – Ouro Preto. Em 2012, voltou para a sua Congregação religiosa e, em todos esses anos, com uma atuação destacada em vários trabalhos que lhe foram confiados. Ano passado, em exames regulares, foi descoberto uma hemorragia e um câncer em estado avançado e voltou ao seio da família para melhor se tratar. Morreu com 89 anos, completados no dia 30 de agosto deste ano.

Irmã Lucila deixou-nos um legado de amor e entrega, à luz da fé, pela causa da evangelização. Foi sempre lutadora, dedicada aos trabalhos que lhe foram confiados; uma mulher de grande inteligência e sabedoria que no seguimento de Jesus, se despojou dos bens deste mundo e, inteiramente, colocou sua vida e seus dons a serviço do Reino de Deus.

A Arquidiocese de Mariana muito agradece seu testemunho de fé, sua vida consagrada, colocada a serviço, sua atuação em muitos anos nos trabalhos de evangelização entre nós.

O Senhor a acolha em sua glória e conforte suas coirmãs religiosas e sua família!

Pe. Marcelo Moreira Santiago