terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Nota de pesar pelo falecimento de Dom José Gonçalves Heleno, Bispo Emérito de Governador Valadares (MG)

01 de setembro de 2021 Igreja no Brasil

A Arquidiocese de Mariana se solidariza com a Diocese de Governador Valadares (MG) pelo falecimento de Dom José Gonçalves Heleno, Bispo Emérito de Governador Valadares. Ele faleceu na madrugada desta quarta-feira, 01 de setembro, em Caratinga (MG), onde residia desde 2001. 

Foto: Diocese de Governador Valadares (MG)

Filho desta Igreja Particular, Dom José Heleno nasceu em 03 de novembro de 1927, em Cipotânea (MG). Cursou Filosofia e Teologia no Seminário da Arquidiocese de Mariana. Foi ordenado presbítero por Dom Oscar de Oliveira em 1952, em Mariana (MG), exercendo seu ministério nas paróquias de Rio Espera, Desterro do Melo e Mercês. Foi sagrado Bispo em Mercês (MG) em 18 de outubro de 1976 também por Dom Oscar. 

Chegou a Governador Valadares em 03 de novembro de 1976, como Bispo Coadjutor, auxiliando Dom Hermínio Malzone na Diocese. Em 07 de dezembro de 1977, com a renúncia de Dom Hermínio ao governo da Diocese, Dom José Heleno tornou-se Bispo titular, exercendo seu Ministério Episcopal em Governador Valadares (MG) até o ano 2001. Além disso, em 19 de julho de 1995, Dom José Heleno foi nomeado pelo Santo Papa João Paulo II, Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães, exercendo seu Ministério concomitantemente nas duas Igrejas Particulares até 16 de maio de 1998.

Dom José Heleno será velado na Catedral de Caratinga, onde será celebrada a Missa Exequial, às 16h. Após a missa, o seu corpo será sepultado na Cripta da Catedral. 

Neste momento de dor e de luto, a Arquidiocese de Mariana se une em solidariedade à Diocese de Governador Valadares (MG) e aos amigos e familiares de Dom José Heleno na prece pela sua ressurreição na graça divina. Que Deus, na sua imensa misericórdia, acolha esse nosso irmão na fé em seu Reino e conceda a todos o conforto espiritual, que vem da nossa fé na ressurreição dos mortos! 

* Com informações e imagem da Diocese de Governador Valadares (MG)

Agenda