Na última sexta-feira (05), nove seminaristas do 1º ano de Teologia, do Seminário São José, foram acolhidos como candidatos às Ordens Sacras. O rito de admissão foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada por alguns formadores.
Em mensagem aos novos integrantes da comunidade formativa da Teologia, Dom Airton enfatizou que eles perseverem na caminhada que estão fazendo, pois, a caminhada de cada um, não começou de um dia para o outro, mas é o resultado de um processo feito por cada um. Ainda, o Arcebispo de Mariana destacou que a acolhida serve de incentivo para uma caminhada madura e com de discernimento.
“Ter sido admitido como Candidato às Ordens Sacras representa, para mim, um motivo de gratidão a Deus, por ter me sustentado no caminho vocacional que até então trilhei. É um passo significativo em minha caminhada vocacional, que me impulsiona a seguir firme nesta jornada, buscando a cada dia ser mais fiel Àquele que me chamou e, assim, buscar a cada dia me configurar a Cristo, o Bom Pastor, para que assim eu consiga, contando sempre com a graça de Deus, ser sempre testemunha de Cristo aonde Ele me enviar”, ressaltou o seminarista admitido, Lucas Vilela Gonçalves.
Ao fim da celebração, o reitor do Seminário, o Monsenhor Celso Murilo Reis, disse aos vocacionados admitidos que eles perseverem neste chamado com entusiasmo, alegria, coragem e determinação, destacando que eles possam se descobrir assim como disse o Papa Francisco: “qual a palavra, a mensagens que Deus quer transmitir ao mundo através da vida de vocês.” Por fim, ele enfatizou que é muito importante o apoio, a solidariedade e o acompanhamento dos pais e da família no processo formativo de cada um.
A ocasião contou com a presença dos demais seminaristas da comunidade de Teologia que, em um gesto de fraternidade e companheirismo, cumprimentou aos novos integrantes da comunidade formativa. Este gesto é um ato não apenas simbólico, mas um sentimento de pertença e acolhida a nova jornada que se inicia.
Os seminaristas que foram acolhidos como candidatos às Ordens Sacras foram:
Texto e imagens da Equipe comunicação Comunidade da Teologia