A Fundação João XXIII, com sede em Barbacena (MG), voltada à educação para o trabalho no âmbito da assistência social, adotou um novo brasão institucional a ser utilizado a partir de agora.
Além de substituir a atual logomarca, ele é lançado como um marco celebrativo dos 60 anos da Instituição e da reforma organizacional, que vem sendo realizada pela atual gestão sob a direção do Padre Valter Monteiro da Paixão.
Elaborado por profissionais da área do design e sob as diretrizes da Direção da Fundação João XXIII, o novo brasão institucional segue as leis da arte heráldica.
O espaço superior do escudo faz referência ao brasão pontifical do Papa São João XXIII, patrono da instituição, as cores vermelha e branca sobrepostas pelo Leão alado apresentando um livro, símbolo do Evangelista São Marcos, lembra-nos também que os Santos Evangelhos representam o nosso maior ideal.
No espaço destacado à direita do escudo encontra-se uma referência ao brasão episcopal do Arcebispo Metropolitano de Mariana e Presidente-nato da Fundação, Dom Airton José dos Santos; o pelicano, que é símbolo do Sacramento da Eucaristia – fonte e ápice da vida cristã, razão maior de todo serviço da caridade; ao fundo, a cruz arquiepiscopal, caracterizada pelas duas hastes horizontais, salientando o caráter arquidiocesano da Instituição.
O espaço em maior destaque do escudo apresenta elementos que simbolizam o principal serviço realizado pela Fundação, a educação para o trabalho no âmbito da assistência social. O martelo, indica o trabalho, a formação prática; a pena e o pergaminho, indica o estudo, a formação teórica.
No pergaminho encontra-se a inscrição em latim Divini Illius Magistri “(Daquele Divino Mestre)”, título da Carta Encíclica do Papa Pio XI sobre a educação cristã da juventude, Carta-Magna que norteia os trabalhos da Instituição.
Na faixa do lema, além do próprio lema “Educação, Fé, Cidadania”, encontram-se inscritos os anos de fundação, 1965, e a reforma da Instituição, 2025, ora reconhecida como “Organização Religiosa” perante o Estado, e como “Pia Fundação Autônoma” perante a Igreja Católica Apostólica Romana.
Por fim, o escudo é ladeado por doze estrelas e coroado com a coroa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese de Mariana, que é a instituidora e mantenedora da Fundação João XXIII, em referência direta ao brasão arquidiocesano.
Confira abaixo o Decreto de Aprovação Eclesiástica emitido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, Presidente-nato da Fundação João XXIII.
Decreto: Brasão da Fundação João XXIII
Conheça o novo Brasão da Fundação João XXIII: