domingo

, 16 de junho de 2024

Novo livro do Padre José Cassimiro reflete sobre os Sacramentos a partir do Código de Direito Canônico

30 de junho de 2023 Arquidiocese

O Padre José Cassimiro Sobrinho está lançando o seu novo livro “A Missão Santificadora da Igreja”. Editado e publicado pela Gráfica e Editora Dom Viçoso, da Arquidiocese de Mariana, a obra reflete sobre o quarto capítulo do Código de Direito Canônico que trata sobre os sacramentos.

Autor de sete livros, contando com a sua Tese de Láurea em Direito Canônico, Padre José Cassimiro contou em conversa com o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) sobre a sua nova obra.

Confira a entrevista:

O que motivou a escrita do livro “A Missão Santificadora da Igreja”?

Pe. José Cassimiro: A motivação para a escrita deste livro foi o desejo de oferecer aos meus alunos, de Direito Canônico, e aos fiéis cristãos leigos um estudo mais pormenorizado do IV Livro do Código de Direito Canônico (“De Ecclesiae Munere Sanctificandi”). Lecionei essa disciplina por vários anos no Seminário São José, de Mariana, e no Seminário Maior da Diocese de Patos de Minas. São as aulas, que, agora, continuam, em formato de livro.

Como as suas experiências, enquanto sacerdote e vivência paroquial, bem como de canonista, estão presentes nesta obra?

Pe. José Cassimiro: Na apresentação deste livro, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, se referiu, exatamente, a esta questão, quando disse que o livro reúne o conhecimento do Direito Canônico, a experiência do professor e o ministério do pastor. De fato, o que escrevi é a soma destas três realidades.

Além da vivência sacerdotal, exerci o ofício paroquial e a docência do Direito Canônico. A vida do sacerdote, especialmente do pastor de almas, gira em torno da Eucaristia e dos demais Sacramentos e Sacramentais. Não se pode, pois, exercer esses ofícios sem conhecer as normas do ordenamento canônico da Igreja, cujo legislador supremo é o Papa.

Aliás, é por meio do Código que a doutrina do Concílio Vaticano II é colocada em prática. Foi neste sentido que o Santo Padre João Paulo II disse que o Código é o último livro do Concílio Vaticano II.

Como surgiu o seu interesse pelo Direito Canônico? O que levou o senhor a especializar-se nessa área?

Pe. José Cassimiro: Foram dois os motivos que me levaram a interessar-se pelo Direito e a especializar-se nessa área. Primeiro, as aulas de Dom Oscar de Oliveira. Tive o privilégio de ser seu aluno de Direito, durante os três primeiros anos do curso de Teologia. Além de ser doutor em Direito Canônico e Padre conciliar do Concílio Vaticano II, ele foi um exímio formador, reunindo, em suas aulas, a sabedoria jurídica, o entranhado amor à Igreja e a experiência de pároco na Sé Catedral de Mariana. Aqui, nasceu a simpatia pelo Direito.

Em segundo lugar, o meu trabalho no Seminário. Depois de 17 anos de padre, fui nomeado, por Dom Luciano Mendes de Almeida, Diretor Espiritual e professor do Seminário Maior de Mariana. Após dois anos e meio, neste ministério, o Arcebispo me indicou para fazer o curso de Direito Canônico, para melhor servir a Arquidiocese e o Seminário. Terminado o Mestrado, no Instituto Superior de Direito Canônico, do Rio de Janeiro, agregado à Universidade Gregoriana de Roma, fiz o Doutorado, na Pontificia Università della Santa Croce, em Roma, na Itália, onde permaneci por três anos e meio.

Como o livro ajudará no dia a dia das paróquias, pastorais e movimentos, tanto para os padres quanto para os leigos, em relação às dúvidas sobre a administração dos sacramentos?

Pe. José Cassimiro: Além da base teológica, litúrgica e jurídica, o livro trata de tudo que é necessário para a válida e lícita administração e recepção dos Sacramentos e Sacramentais. Portanto, é útil para padres e leigos. Penso que muitas dúvidas poderão ser dissipadas por meio de seu estudo.

O livro está dividido em cinco partes:

  1. Uma introdução geral sobre a Sagrada liturgia;
  2. Os Sacramentos em geral;
  3. O estudo completo de cada um dos sete Sacramentos;
  4. Os outros atos do Culto divino;
  5. Os Lugares e Tempos sagrados.

Adicionei ainda 14 apêndices relacionados com a vida e o ministério dos sacerdotes. Entre eles, cito os seguintes: As Sagradas Ordens, o Diaconato, o Celibato, a Obediência, o Hábito eclesiástico, as Vestes litúrgicas, a Liturgia das Horas, os Ritos da Santa Missa, os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Orientações complementares ao estudo de Direito Canônico e outros. Catequistas e agentes de pastorais e de outros movimentos encontrão nele o necessário auxílio para desempenhar sua função, com a tranquilidade de estarem em sintonia com o Magistério da Igreja.

Vendas

O valor da obra é R$ 38,00 e está disponível para venda na Secretaria da Paróquia Santa Rita de Cássia (031 3891-1266) e na Livraria Nova Aliança, em Viçosa (MG).

Sobre o autor

Padre José Cassimiro Sobrinho nasceu, em São José do Barroso, hoje, Paula Cândido (MG) em 19 de março de 1945. Recebeu a Ordenação Sacerdotal no dia 18 de setembro de 1971. Fez Mestrado e Doutorado em Direito Canônico, no Rio de Janeiro e em Roma, respectivamente. Desde 2008 é Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG). Continua lecionando Direito Canônico, no Seminário São José, de Mariana, desde 1997.

Imagens: Divulgação