sábado

, 08 de agosto de 2020

Novo PAE começa a ser elaborado

31 de julho de 2020 Arquidiocese

Na manhã desta quinta-feira (30), a convite do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edmar José da Silva, os membros da equipe de elaboração da minuta do novo Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE) se reuniram virtualmente para darem os primeiros passos na elaboração do documento.

Essa equipe foi constituída na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral do dia 02 de fevereiro. Ela é coordenada pelo arcebispo, Dom Airton José dos Santos, e o coordenador arquidiocesano de pastoral e foi composta a partir da metáfora da casa, usada nas novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Documento 109 da CNBB). Os integrantes são: casa da Palavra (Catequese): padre Jorge Nato e Mônica Morais; Casa do Pão (Liturgia): padre Lucas Germano e Viviane dos Santos; Casa da Caridade (dimensão sócio-política): padre Geraldo Martins e Silene Gonçalves; casa da Missão (dimensão missionária): padre  João Paulo da Silva e Iva Fernades. O vigário geral da Arquidiocese de Mariana, monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, também faz parte da equipe.

Encaminhamentos

Na reunião, após um breve aprofundamento sobre a natureza e as características de um projeto, os membros da equipe discutiram e decidiram que o novo PAE seguirá a metodologia tradicional do ver, julgar e agir, a partir de três marcos referenciais: marco da realidade, marco doutrinal e marco operacional.

Para construção do novo Projeto, o grupo terá como referências o Documento 109 da CNBB, a última instrução da congregação do clero intitulada “Paróquia e Evangelização”, os documentos pontifícios do Papa Francisco, especialmente a “LaudatoSii “e a “Querida Amazônia”, as últimas discussões sobre a questão da estrutura e da organização pastoral da Arquidiocese e, além disso, todos os documentos mais recentes que se referem às dimensões envolvidas no projeto (Catequética, litúrgica, missionária e sociopolítica).

Durante a reunião, também foi recordado que o novo PAE não deve estar alheio a todas as mudanças suscitadas pela pandemia do novo coronavírus na Igreja e na Sociedade e que o seu processo de elaboração deve garantir a participação de todos os agentes de evangelização. A intenção é devolver para as comunidades a minuta do projeto para que seja discutido e enriquecido pelas comunidades e instâncias da Arquidiocese.

Segundo padre Edmar a reunião foi muito proveitosa e foram dados passos significativos na elaboração do nosso novo PAE. “Percebi que a equipe está muito motivada para atuar na elaboração do nosso novo Projeto de Evangelização e muito consciente da grande responsabilidade que isso significa”.

Para o padre Lucas Germano, a reunião foi momento de rever alguns passos e lançar novos rumos. “Um tempo novo surge diante de nós e com ele, também, novos desafios. Pensar o novo PAE nos dá ânimo, pois a Igreja continua sua missão evangelizadora, contando com todos os batizados e batizadas”, disse.

A equipe agendou uma próxima reunião virtual para o dia 07 de agosto.