sábado

, 25 de maio de 2024

Novo pároco e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida são acolhidos em Mariana

29 de setembro de 2023 Arquidiocese

Padre Rogério Augusto e Padre Geraldo Luzia foram acolhidos no último dia 25. Foto: Reprodução do Facebook da Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Conselheiro Lafaiete. 

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG), a única dedicada à padroeira do Brasil na Arquidiocese, acolheu na última segunda-feira, 25 de setembro, o seu novo Pároco, Padre Geraldo Luzia do Carmo, e o Vigário Paroquial, Padre Rogério Augusto de Oliveira.

Em celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, aproximadamente 25 ministros ordenados, entre padres e diáconos, participaram da Santa Missa de acolhida e posse dos sacerdotes. Além da comunidade paroquial de Nossa Senhora Aparecida, fiéis das cidades de Barbacena, Carandaí e Conselheiro Lafaiete também estiveram presentes.

Durante a cerimônia, Padre Geraldo Luzia, enquanto novo pároco, jurou fidelidade e obediência à Igreja, preservando-se na comunhão e comprometendo-se a seguir a sua Doutrina. Na oportunidade, também foi lido o decreto de nomeação do Padre Rogério Vigário Paroquial.

Em sua homilia, Dom Airton destacou que a presença dos sacerdotes é “para animar a vida cristã daqueles que vivem aqui, na paróquia, e auxiliar a todos, a fim de que se sintam amados por Deus e se sintam responsáveis pela vida cristã nesta paróquia”.

Foto: Reprodução do Facebook da Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Conselheiro Lafaiete.

“Todos nós deveríamos compartilhar dessa responsabilidade. Os fiéis dessa paróquia devem igualmente compartilhar dessa responsabilidade com os sacerdotes, colocados aqui, para servir os fiéis como discípulos de Cristo e servidores do Reino de Deus”, enfatizou o Arcebispo.

Em entrevista, Padre Geraldo Luzia contou que já havia algum tempo que Dom Airton estava conversando com ele sobre a possibilidade de torná-lo pároco. “Portanto, foi com muita alegria que eu ‘aceitei’ o convite feito para ser o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Mariana, e a acolhida do Padre Rogério Augusto de Oliveira como Vigário Paroquial”, disse.

“Ao assumir a responsabilidade de Pároco da Paróquia, acredito que teremos muito trabalho e muitas dificuldades que a Missão exige de cada ‘servidor’ que se coloca a serviço do Povo de Deus em qualquer paróquia”, completou.

Foto: Região Sul / Divulgação.

Para Padre Geraldo Luzia, assumir a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Mariana, tem também a importância de retornar as suas origens, uma vez que ele é natural da cidade. “Fui ordenado sacerdote no dia 12 de agosto de 1995, na Catedral Basílica, em Mariana, na Novena de Nossa Senhora da Assunção. Nesse dia, eu coloquei nas ‘mãos de Maria’ o meu sacerdócio. Portanto, ao assumir a paróquia, contarei sempre com a intercessão e proteção da Mãe de Deus e Nossa Mãe, Senhora da Conceição Aparecida, para exercer a minha missão na evangelização, amando e servindo este povo que me foi confiado, ou seja, a minha ‘nova família’”, afirmou.

O sentimento de alegria ao chegar uma nova paróquia também é compartilhado pelo Padre Rogério Augusto. “Aceitei com muita alegria e esperança o convite da nossa Igreja, por meio da voz do nosso Arcebispo, que me designou como Vigário Paroquial dessa paróquia. Estou muito feliz, satisfeito e espero colaborar bastante com Padre Geraldo e com a paróquia”, declarou.

“Desejo de fazer o melhor para o povo de Deus, para essa porção do povo de Deus confiada ao Padre Geraldo Luzia, que é o pároco, e a mim, como vigário paroquial. Vamos nos dedicar ao máximo para atender bem, escutar bem o povo e oferecer uma formação adequada”, enfatizou o novo Vigário Paroquial.

Natural de Carandaí e com 21 anos de ministério presbiteral, antes de ser nomeado como Vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Rogério Augusto atuou nas Paróquias de São José, em Ressaquinha; Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas; Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; e Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena.

Foto: Reprodução do Facebook da Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Conselheiro Lafaiete.