Dom Airton com os padres residentes da Casa do Padre e os responsáveis por coordenador os trabalhos do local. Foto: Ana Paula dos Santos
Na última sexta-feira, 27 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, esteve em Barbacena (MG) para abençoar a Casa do Padre, que agora passa a funcionar no prédio ligado à Paróquia Bom Pastor. Anteriormente, os sacerdotes eram acolhidos de forma provisória na casa paroquial da Paróquia São José Operário da mesma cidade.
A cerimônia também marcou a acolhida dos quatro sacerdotes da Arquidiocese de Mariana que estão residindo no local: Afonso João Chagas, João Carlos Chini, Luiz Miguel de Souza e Márcio Vieira Viana.
Ainda, na mesma data, foram recepcionados os dois padres e um irmão da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdotes que, por meio de convênio com a Arquidiocese, irão coordenar os trabalhos da Casa. São eles: Pe. Afonso Moreira Gomes, OCS, Pe. Sebastião Cesar Moreira, OCS, e Irmão Lucas Soares da Silva, OCS. Vale lembrar que essa Congregação tem como um dos seus carismas assistir sacerdotes e bispos enfermos ou idosos.
À ocasião, estiveram presentes na cerimônia o Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres, e o Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, além demais integrantes do Clero Marianense e seminaristas do Seminário São José.
Para Dom Airton, o dia da bênção pode ser descrito como memorável e histórico. “Muitos padres, alguns até já não se encontram mais entre nós, rezaram e pensaram este projeto que agora se concretiza oficialmente: a Casa do Padre para o cuidado dos padres”, enfatizou o Arcebispo.
Por sua vez, o Vigário Geral para o Clero destacou que a Casa do Padre é um ganho importante para esta Igreja Particular. “A efetivação da Pastoral Presbiteral para com os padres idosos ou debilitados em sua saúde se dá justamente com essa estrutura”, explicou.
“Sem dúvida, é uma ajuda muito grande porque, até então, os padres estavam sendo acolhidos em uma casa paroquial e sendo acompanhado por nós, com todas as limitações de tempo e espaço”, complementou Monsenhor Danival. Ele ainda recordou que as atividades da residência acontecem há três anos, tendo sido iniciada em 2020.
De acordo com Monsenhor Danival, esse é um passo significativo da Arquidiocese em atenção ao cuidado com os presbíteros. “Eu olho para essa Casa com muita esperança. É um sonho que se realiza porque há muitos anos nós falamos da necessidade dessa Casa como uma opção para o padre que sentir necessitado de cuidado e, sobretudo, de acolhida. Então, sem dúvida, é um ganho muito grande para o nosso Clero”, declarou.
A Casa do Padre está localizada na Rua Padre Manoel Rodrigues, 237, no Bairro do Carmo, em Barbacena.