sábado

, 07 de março de 2026

Novo Vigário Forâneo inicia sua caminhada pastoral na Forania de Rio Pomba

27 de fevereiro de 2026 Arquidiocese

A Forania de Rio Pomba realizou sua Assembleia de Pastoral, dia 21 de fevereiro, no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG). O encontro teve o objetivo de iniciar a caminhada pastoral do Vigário Forâneo, Pe. Luizmar Rocha da Silva, eleito em novembro de 2025.

Pe. Luizmar ressaltou que seu intuito em realizar o evento, é de conhecer melhor a realidade da Forania para trabalhar seu fortalecimento pastoral, conforme pede esta Igreja Particular.

Sendo assim e contando com o apoio dos padres Forania, após adquirir conhecimentos sobre os membros do Conselho, o vigário forâneo articulou este momento ímpar.

E para iniciar seus trabalhos, ele convidou o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. José Geraldo de Oliveira, para coordenar o momento, o qual o fez com muita sabedoria e leveza.

A assembleia contou com cerca de 70 lideranças vindas das paróquias, as quais, divididas em grupos de trabalho, refletiram sobre o tema “Comunhão e Participação”.

Dentro dessa proposta, debateram sobre os métodos Ver e Iluminar, e, depois, foram em busca do Agir, de forma que favoreça o fortalecimento da Forania, oferecendo sugestões de como fazê-lo.

A Assembleia contou ainda com a visita do Vigário Episcopal da Região Sul, Pe. Marcos Macário Mendes, o qual incentivou a todos a continuarem firmes na fé por uma Forania sempre dinâmica em seus serviços pastorais, visando a construção do Reino de Deus.

Segundo a representante da Dimensão Litúrgica da Forania, Beatriz de Melo Martins, “a assembleia foi muito produtiva, momento em que puderam trocar experiências em busca de uma Forania mais dinâmica. Também puderam perceber que os desafios das paróquias são muito parecidos, o que levou todos ao encorajamento mútuo em favor do fortalecimento da forania”.

Que Deus abençoe o Vigário Forâneo, o Conselho, os padres e as lideranças da Forania.

Texto e foto: Pascom/Região Pastoral Mariana Sul – adaptado.

Agenda