sábado

, 20 de abril de 2024

Núncio Apostólico envia mensagem de fé e esperança

01 de abril de 2020 Igreja no Brasil

As Pontifícias Obras Missionárias, buscando trazer uma reflexão de fé diante da crise global causada pela disseminação do novo coronavírus, apresentam através das redes sociais uma série de vídeos com mensagens de esperança de diversas lideranças religiosas. Nesta semana, eles receberam a mensagem de Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, que convida a todos a enfrentar as dificuldades deste tempo da pandemia do COVID-19.

Confira a mensagem de Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico, para campanha realizada pelas Pontifícias Obras Missionárias “Coronavírus e a crise global: um olhar de fé”.

Caríssimos irmãos e irmãs,

Acolhendo o convite de fazer parte desta campanha promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias, quero ir ao encontro de cada um de vocês, através desta mensagem, como um portador da esperança que vem do Senhor, assegurando-lhes minhas orações e proximidade espiritual, e para convidar-lhes a enfrentar as dificuldades, os sofrimentos, as incertezas, as restrições e a solidão deste tempo da pandemia do COVID-19 com um verdadeiro e profundo espírito de fé, ajudando-nos a permanecer firmes no que realmente importa. Como nos lembrava o Santo Padre Francisco, “A verdade desta experiência mede-se na nossa relação com os outros, que neste momento coincidem com os nossos parentes mais próximos: sejamos próximos uns dos outros, exercendo primeiro a caridade, a compreensão, a paciência e o perdão”.

Façamos do Senhor o nosso refúgio, voltemos para Ele nosso olhar, dirijamos para Ele os nossos gritos, descansemos Nele o nosso coração, confiando-Lhe tudo o que nos pesa e certos de que “pertencemos ao Senhor” (Rm 14,7) e que Ele nunca nos abandona.

A esperança que vem do Senhor é dom e graça que obtemos pela oração, pois por ela vamos conhecendo o Seu amor por nós, vamos aprendendo a contemplar as obras de Deus e Sua misericordiosa Providência e vamos entendendo que nos permite passar por provas.

O espírito de fé é a disposição de olhar tudo à nossa volta de maneira sobrenatural, é, mais do que tudo, uma atitude humilde de escuta e confiança, de quem sabe que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 28).

Acolhamos, pois, o convite do Livro do Eclesiástico:
“Repassai a história e vereis:
Quem confiou no Senhor e ficou frustrado?
Quem esperou nele e ficou abandonado?
Quem gritou a ele e não foi ouvido?” (2, 10)

Se fizermos esse exercício de fé, que nos leva a olhar para além das dores, veremos que “em todas essas circunstâncias, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou” (Rm, 8, 37).

Assim, confortados e fortalecidos por essa esperança, lembrando-nos que caminhamos para a Páscoa, associemo-nos ao Senhor, carregando nossa cruz e, como nos ensinava o Santo Padre, na última sexta-feira, sigamos o exemplo daqueles que “reagiram oferecendo a própria vida. [Pois esta atitude] É a força operante do Espírito derramada e plasmada em entregas corajosas e generosas” (Homilia do Papa Francisco na celebração extraordinária de oração pela pandemia da Covid-19).

Neste ano em que destaca a dimensão existencial da missão: “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG, 273), a Campanha Missionária nos convida a vivenciar este tempo na perspectiva missionária e nos lembra que a primeira Obra Missionária continua sendo a oração. Portanto, através de nossa oração, e pela intercessão de Nossa Mãe, pedimos ao Senhor que:
Ilumine os responsáveis pelo bem comum;
Dê a inteligência da ciência àqueles que procuram os meios adequados para a saúde e o bem-estar físico dos irmãos.
Sustente o trabalho daqueles que se dedicam aos necessitados: voluntários, enfermeiros, médicos, que estão na linha da frente no tratamento dos doentes, mesmo à custa da própria incolumidade.
Preserve os idosos da solidão: que ninguém seja deixado no desespero do abandono e do desânimo.
Conforte os mais frágeis, encoraja os que vacilam e intercede pelos pobres.
Liberte o mundo de qualquer forma de pandemia.
Que pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Misericórdia, o Senhor nos permita passar por este vale de lágrimas, sustentando-nos nessa travessia e fazendo perseverar na fé.

Deus lhes abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

S.E. Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico

Assista a mensagem:

 

Fonte: POM

Agenda