terça-feira

, 09 de agosto de 2022

O Sínodo norteia reunião do Papa com o Conselho de Cardeais

24 de setembro de 2021

Realizou-se na tarde de terça-feira, 21 de setembro, às 16h locais, uma reunião on-line do Conselho de Cardeais. É o que informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Participaram de seus países de residência os cardeais Óscar A. Rodríguez Maradiaga, S.D.B., Reinhard Marx, Sean Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., Oswald Gracias e Fridolin Ambongo Besungu, O.F.M. Cap., enquanto do Vaticano estiveram conectados os cardeais Pietro Parolin e Giuseppe Bertello, e o secretário do Conselho, dom Marco Mellino. O Santo Padre acompanhou os trabalhos conectando-se da Casa Santa Marta.

Após uma breve introdução aos trabalhos feita pelo cardeal Maradiaga, o Papa Francisco ofereceu uma reflexão acerca da abertura dos trabalhos do próximo Sínodo sobre a sinodalidade.

O Sínodo: aprender um modo de viver a Igreja

Depois repercorrer dois de seus discursos identificados como centrais para seu pensamento sobre o próximo Sínodo, o discurso de 2015 por ocasião do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos e o discurso mais recente dirigido aos fiéis da Diocese de Roma no sábado passado, 18 de setembro, o Papa deixou claro que no centro da reflexão não está tanto o aprofundamento deste ou daquele tema, mas a aprendizagem de um modo de viver a Igreja, marcado em todos os níveis pela escuta mútua e uma atitude pastoral, particularmente diante das tentações do clericalismo e da rigidez.

Próximo encontro em dezembro

As intervenções dos vários cardeais aprofundaram alguns aspectos que tornam o caminho sinodal particularmente necessário nas terras de onde provêm, para superar sectarismos e interesses de parte. O encontro terminou antes das 18h locais, com a próxima reunião prevista para o mês de dezembro, que será realizada, se as condições o permitirem, de forma presencial.

Texto e imagem: Vatican News

Veja também:

Tema da sinodalidade não é um slogan, mas expressa a natureza da Igreja, afirma o Papa Francisco

Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais

Secretária Geral do Sínodo divulga “Documento Preparatório” para a fase de escuta às Igrejas locais

Agenda

VEJA TAMBÉM