segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Oficina de Salmos é oferecida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado

05 de setembro de 2022 Arquidiocese

No último dia 27 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado (MG), realizou uma Oficina de Salmos para os integrantes dos corais das comunidades paroquiais. A Equipe de Liturgia juntamente com o Administrador Paroquial, Padre José Geraldo Coura, foram os responsáveis pela organização do evento.

De acordo com a necessidade das comunidades locais, a oficina foi oferecida com o objetivo de instruir aos ministros de músicas, corais e cantores tranquilidade para cantar e compor salmos conforme a realidade de cada um. Para isso, o encontro contou com a colaboração do músico Cássio Marcelo, que ministrou a oficina, e a presença de membros das comunidades de Barro Branco, Barroca e Cachoeira do Brumado.

À ocasião, Cássio apresentou várias técnicas para o curso como preparação da voz, preparação da letra do salmo, conceitos de composição, elaboração da melodia e treino do salmo, recursos de gravação, percussão para cantores, proporcionando que os participantes aprendessem através desses passos a entoar suas vozes.

Neste sentindo, a oficina ofereceu aos presentes segurança, alegria e satisfação com o aprendizado. “O Cássio proporcionou momentos de estudo e reflexão para entendermos melhor o sentido dos salmos, como elemento da Liturgia da Palavra. Compartilhou também algumas técnicas para cantarmos o salmo com mais segurança, leveza e perfeição. Houve também na formação a parte prática, na qual tivemos a oportunidade de aprender a criar melodias para os salmos, que ele disponibilizou durante o momento da formação”, compartilhou Claudemir.

Já a participante Margaret relatou que após o curso se sentiu segura ao cantar, tendo um melhor desempenho. “A preparação foi maravilhosa”, enfatizou. Quem também expressou sua gratidão em participar da formação foi Clarisse: “Achei muito legal, porque antes tinha medo de cantar no coral e de ler, mas depois tomei coragem. Espero que tenha mais”.

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado (MG)/Divulgação

Agenda