quarta-feira

, 11 de março de 2026

Oração do Papa Leão XIV pelo desarmamento e pela Paz Mundial

11 de março de 2026 Arquidiocese

Em um gesto de profunda sensibilidade e liderança espiritual, o Papa Leão XIV elevou sua oração em prol do desarmamento e da paz mundial, ecoando um apelo que atravessa fronteiras e toca o cerne da convivência humana.

Diante dos desafios globais contemporâneos, Sua Santidade não apenas intercedeu pelas nações em conflito, mas estendeu um convite fervoroso a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para que se unam a essa corrente de fé.

Ao convidá-los a partilharem dessa mesma prece, o Pontífice reforça que a construção de um mundo sem armas e fundamentado na concórdia é uma responsabilidade coletiva, iniciada no silêncio da oração e concretizada no compromisso diário com a fraternidade.

Una-se, em oração, ao Papa Leão XIV pelo desarmamento e pela Paz Mundial.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Senhor da Vida, que moldaste cada ser humano à tua imagem e semelhança, acreditamos que nos criaste para a comunhão, não para a guerra, para a fraternidade, não para a destruição.

Tu, que saudaste os teus discípulos dizendo: “A paz esteja convosco”, concede-nos o dom da tua paz e a força para torná-la realidade na história. Hoje elevamos a nossa súplica pela paz no mundo, pedindo que as nações renunciem às armas e escolham o caminho do diálogo e da diplomacia.

Desarma os nossos corações do ódio, do rancor e da indiferença, para que possamos ser instrumentos de reconciliação. Ajuda-nos a compreender que a verdadeira segurança não nasce do controlo que alimenta o medo, mas a confiança, a justiça e a solidariedade entre os povos.

Senhor, ilumina os líderes das nações, para que tenham a coragem de abandonar projetos de morte, parar a corrida ao armamento e colocar no centro a vida dos mais vulneráveis. Que nunca mais a ameaça nuclear condicione o futuro da humanidade.

Espírito Santo, faz de nós construtores fiéis e criativos de paz quotidiana: no nosso coração, nas nossas famílias, nas nossas comunidades e nas nossas cidades. Que cada palavra amável, cada gesto de reconciliação e cada decisão de diálogo sejam sementes de um mundo novo.
Amém!

Clique aqui  e baixe, em PDF, a Oração do Papa Leão XIV pela Paz Mundial e reze com a sua comunidade.
Clique aqui e baixe a Carta do Papa Leão XIV para o Dia Mundial pela Paz.
Clique aqui e leia: Papa Leão XIV: desarmar os corações para construir a paz.
Clique aqui e leia também: Papa: Oriente Médio, silenciem as armas, espaço ao diálogo e à voz dos povos

 

Clique no link abaixo e reze com o Papa Leão XIV a Oração pela Paz e pelo desarmamento

 

 

Agenda