terça-feira

, 27 de fevereiro de 2024

Ordenação diaconal marcará encerramento do Ano Vocacional na Arquidiocese de Mariana

29 de setembro de 2023

À véspera do encerramento do 3º Ano Vocacional da Igreja do Brasil, a Arquidiocese de Mariana ganhará três novos diáconos transitórios: Carlos Geovane Nunes Magri, Fabrício Lopes Fernandes e José Mário Santana Barbosa.  A cerimônia será realizada no sábado, 25 de novembro, às 10h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

Pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, que presidirá a cerimônia, os jovens acólitos serão ordenados para os serviços da Caridade, da Palavra e do Altar.

O canonista Monsenhor Roberto Natali Starlino, em entrevista a edição nº 326 do Jornal Pastoral, explicou que o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem. Além disso, entre as funções exercidas por esses ministros estão a catequese, a pregação, a proclamação do Evangelho, a celebração do Batismo e dos Matrimônios, entre outras atribuições, sob a autoridade pastoral do bispo.

Sobre os futuros diáconos

Imbuídos pelo lema do Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), os jovens realizaram toda a suas trajetórias formativas no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana. Ao longo do último ano, eles viveram a fase de síntese pastoral – a última etapa do processo formativo e de discernimento até a ordenação.

“A expectativa é grande. Estaremos encerrando o Ano Vocacional em nossa Arquidiocese. Esse coração ardente é real, não dá para expressar bem em palavras, mas dizer que há algo que queima no peito, que nos impulsiona no amor a seguir os passos de Jesus Cristo, saindo em missão”, disse o seminarista Fabrício sobre as expectativas para a ordenação.

Saiba mais sobre cada um:

Paróquias de Origem:

Carlos Geovane Nunes Magri: 25 anos, Paróquia-Basílica de São José Operário, em Barbacena (MG);

Fabrício Lopes Fernandes: 27 anos, Paróquia de São José, em Pedra Bonita (MG);

José Mário Santana Barbosa: 29 anos, Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG);

Paróquias de Estágio:

Carlos Geovane Nunes Magri: Paróquia São João Batista, Barão de Cocais (MG);

Fabrício Lopes Fernandes: Paróquia Santa Efigênia, Ouro Preto (MG);

José Mário Santana Barbosa: Paróquia de Santo Antônio, Presidente Bernardes (MG).

A cerimônia de ordenação também será transmitida pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana.

VEJA TAMBÉM