sábado

, 27 de abril de 2024

Ordenação presbiteral: conheça os diáconos que serão ordenados neste sábado (08)

07 de maio de 2021 Arquidiocese

Neste sábado (08), acontece na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, a ordenação presbiteral dos diáconos transitórios João Luiz da Silva, Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, Lucas Muniz Alberto e Ronaldo Henrique Furtado. À ocasião, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, fará a imposição das mãos e realizará a oração consecratória. 

Em preparação à ordenação, conheça um pouco sobre cada um dos diáconos. 

Foto: Arquivo pessoal

João Luiz da Silva: nasceu no município de Piranga (MG), em 07 de julho de 1991, e tem como paróquia de origem a de Nossa Senhora da Conceição. É o mais novo dos seis filhos do casal José Francisco da Silva Júnior e Maria Aparecida Marques da Silva. Ingressou no Seminário São José em 30 de janeiro de 2010, tendo realizado estágio pastoral em várias paróquias da Arquidiocese de Mariana. Exerceu seu Ministério Diaconal nas paróquias de Santo Antônio, em Rio Doce (MG), e Sant’Ana, em Abre Campo (MG).  “Por eles, eu me consagro” (Jo 17, 19) é o seu lema presbiteral.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Leonardo Sérgio Rosa Carvalho: nascido em Barbacena, tem 26 anos e é natural do distrito dos Costas da Mantiqueira. A sua comunidade de origem é a de Nossa Senhora Aparecida. Os seus pais são Sérgio Ferreira de Carvalho e Maria José Rosa Carvalho. Entrou no seminário em 2012, na Etapa do Propedêutico. Vivenciou o diaconato na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Senador Firmino (MG). Escolheu como lema a passagem bíblica “Com Cristo, eu fui pregado na cruz” (Gl2, 19b).

 

Foto: Arquivo Pessoal

Lucas Muniz Alberto: natural de Santa Bárbara (MG), tem 27 anos e é filho de Sebastião Antônio Alberto e Maria Aparecida Muniz Alberto. Tem mais três irmãos: Rafael José Muniz Alberto; Gabriel Vitor Muniz Alberto e Camila Cristina dos Santos Muniz. Ingressou no Seminário em 31 de janeiro de 2009, na comunidade vocacional de Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG). A sua paróquia de origem é a de Santo Antônio, em Santa Bárbara. Exerceu o ministério diaconal na Paróquia de Sant’Ana na cidade de Guaraciaba (MG). “As misericórdias do Senhor eternamente eu cantarei” (Sl88,2) é o seu lema presbiteral.

 

Ronaldo Henrique Furtado: natural de Barbacena (MG), nasceu em 10 de janeiro de 1984. É o segundo filho de Luiz Henrique Furtado e de Elizabeth Soares Furtado. Seus irmãos são André Luiz Furtado e Luiz Eduardo Furtado. É formado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Ingressou no Seminário São José em fevereiro de 2011, tendo cursado Filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) e Teologia no Instituto Teológico São José, do Seminário da Arquidiocese de Mariana. Realizou o seu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG). Escolheu como lema para a ordenação presbiteral a passagem bíblica “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Sua paróquia de origem é a de Nossa Senhora da Penha, em  Barbacena.

Os fiéis poderão acompanhar a ordenação pelo canal no YouTube e página no Facebook da Arquidiocese de Mariana. 

Assista à ordenação em:

Primeiras missas

Após ordenados, os neo-sacerdotes presidirão as suas primeiras missas entre os dias 09 e 12 de maio. As celebrações serão transmitidas pelas páginas das respectivas paróquias. 

Agenda