terça-feira

, 30 de abril de 2024

“Os ensinamentos dos bispos falecidos são parte do patrimônio testemunhal da Igreja”, diz Dom Geremias

12 de abril de 2024 Igreja no Brasil

A Missa com Laudes da sexta-feira, 12 de abril, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez memória dos bispos falecidos desde a última Assembleia Geral de 2023. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, e concelebrada pelo Arcebispo de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos, e o Bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Tarcísio Nascentes dos Santos. 

Refletindo sobre a importância de lembrar aqueles que contribuíram significativamente para a missão da Igreja, dom Steinmetz ressaltou: “É um dever para nós, mas é também uma honra, uma alegria, pois são pessoas que até a Assembleia Geral de 2023 caminhavam conosco”. Ele enfatizou ainda que os ensinamentos e obras dos bispos falecidos continuam a ser parte do patrimônio testemunhal, metodológico, espiritual, profético e espiritual da Igreja. 

Dom Steinmetz, na homilia destacou a passagem do Evangelho de São João (Jo 6,1-15), na qual Jesus multiplica os pães para alimentar a multidão faminta e enfatizou a importância “refletir sobre a força dos pequenos, do pouco de cada um para que não falte nada para ninguém” seguindo o exemplo do Reino de Deus. 

Em memória dos bispos falecidos, dom Steinmetz citou os nomes e relembrou suas contribuições pastorais e pediu que, do lugar onde estão, intercedem para que a Igreja no Brasil seja fiel aos ensinamentos do Senhor Ressuscitado: 

  • Dom Ricardo Guerrino Brusati, bispo emérito de Janaúba (MG), em 14 de maio de 2023;
  • Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG), em 26 de julho de 2023;
  • Dom Fernando Legal, SDB, bispo emérito de São Miguel Paulista (SP), em 22 de agosto de 2023;
  • Cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia (BA), em 26 de agosto de 2023;
  • Dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), em 30 de setembro de 2023;
  • Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), em 09 de outubro de 2023;
  • Dom José Haring, OFM, bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), 24 de dezembro de 2023;
  • Dom Walter Ivan de Azevedo, bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira (AM), em 28 de janeiro de 2024;
  • Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, bispo emérito de Itumbiara (GO), em 16 de março de 2024.

Destacando a vida e obra do cardeal dom Geraldo Magella Agnello, Dom Steinmetz ressaltou seu papel na criação da Pastoral da Criança no Brasil, em 1983, ao lado da médica Zilda Arns. “Certamente um projeto inspirado pelo espírito”, afirmou o arcebispo, ressaltando a importância de projetos que unem o Evangelho à prática social. 

Ao finalizar a homilia, dom Geremias conclamou os fiéis a seguirem os passos dos bispos falecidos, trabalhando incansavelmente pela vida e pela justiça. “Que eles, do lugar onde se encontram, intercedam para que nós sejamos sempre mais fiéis discípulos do Senhor Ressuscitado”, concluiu o arcebispo. 

Acompanhe a Assembleia em: www.cnbb.org.br/61agcnbb

Texto: Jaison Alves (Sul 4) – Comunicação da 61ª AG CNBB

Fotos: CNBB

Agenda