sábado

, 18 de maio de 2024

Padre Afrânio toma posse como pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo em Barbacena

10 de fevereiro de 2020 Arquidiocese

O padre Afrânio Vieira de Almeida, até então administrador paroquial, tomou posse na paróquia de São Pedro e São Paulo, em Barbacena, na Região Sul, na noite deste domingo (9). A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José do Santos, e contou com a presença do monsenhor Danival Milagres, padre Rodrigo Arthur e do padre Alvim Valério, ex-pároco da paróquia.

“A celebração foi muito significativa e foi tudo pensado junto aos conselhos, comunidades, pastorais e movimentos de nossa paróquia. Já estou na paróquia há mais de 5 anos e nossa caminhada pastoral e amizade motiva nosso povo, eles já me conhecem. Já existia um grande desejo na comunidade de continuarmos a nossa caminhada e na estruturação da paróquia no âmbito missionário e pastoral, na realização de projetos e nos desafios da evangelização buscando os excluídos e os que sofrem.”, disse padre Afrânio.

A celebração eucarística, com o Rito de Posse Canônica, envolveu toda a comunidade, que acompanhou o padre Afrânio na renovação de seu sim, no respeito e apoio ao arcebispo, no abraço à sua missão e os serviços ao povo de Deus na porção da Igreja do Senhor em Barbacena. Ao final da celebração foi acolhida e abençoada por Dom Airton a nova imagem da Virgem Maria Rainha dos Apóstolos que permanecerá na matriz. Com a alegria de receber o arcebispo e acolher o novo pároco, a comunidade expressou a sua renovada alegria com homenagens.

Um pouco da história do padre Afrânio

Padre Afrânio Vieira de Almeida nasceu em Piedade de Ponte Nova no dia 4 de maio de 1983. Sentindo o chamado de Deus em seu coração, ingressou no Seminário de Mariana, ainda em sua formação assumiu a missão de acompanhar o Serviço de Animação Vocacional (SAV) inflamando outros corações jovens à missão. Foi ordenado presbítero, em 17 de Abril de 2010, por Dom Geraldo Lyrio Rocha. Exerceu seu ministério sacerdotal na paróquia Santo Antônio em Canaã, depois como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em Barbacena, junto ao apoio a formação no Seminário São José na Etapa do Propedêutico. Após, a sua nomeação para administrador paroquial da então Paróquia de São Pedro, tomou posse em 13 de Fevereiro de 2015. A frente da paróquia dedicou-se na animação pastoral e missionária, formando comunidades, animando as pastorais e movimentos, formação de novas pastorais segundo as necessidades da missão, animando as comunidades á conquista de seus espaços celebrativos e um grande projeto de arquitetura e adequação litúrgica da Igreja Matriz com grande envolvimento da comunidade paroquial. Concluiu o processo de adequação do nome da paróquia para Paróquia São Pedro e São Paulo. Em 22 de novembro de 2019 foi  publicada a sua nomeação para agora pároco da mesma paróquia.

Confira mais fotos:

 

Com informações e fotos: Pascom – Pastoral da Comunicação

Agenda