sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Padre Bruno Gomes Silva toma posse como Pároco da Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais

10 de julho de 2024 Arquidiocese

Nesta segunda-feira, 8 de julho, o Padre Bruno Gomes Silva tomou posse como Pároco da Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais (MG). A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos e contou com a presença de dezenas de paroquianos.

Após uma calorosa acolhida, o rito de posse iniciou-se com a leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, proferida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Enzo dos Santos. Em seguida, o Padre Bruno fez a Profissão de Fé.

Antes de sua proclamação, o novo pároco recebeu o Evangelho, destacando sua responsabilidade de anunciar a Palavra de Deus a todos.

Durante a homilia, Dom Airton recordou que “O pároco, quando assume o novo ministério, uma nova missão, uma nova paróquia, pode ficar espantado, com medo, seja pelo tamanho da missão, seja pelo tamanho dos compromissos. Mas ele confia na graça de Deus, porque não é ele que faz a coisa acontecer; é Deus que faz através dele. Cristo é que age no meio da comunidade de fé, através do ministério ordenado, através do ministério dos sacerdotes, dos bispos, dos diáconos. É Cristo que está presente e age, e nós todos precisamos ter fé”, afirmou o Arcebispo.

O eclesiástico descreveu que um pároco é como o pastor que guia a comunidade de fé, ajudando-a a seguir o caminho para Deus. Ele destacou a fé como essencial na vida dos fiéis, sendo uma luz que deve brilhar no mundo. Enfatizou a continuidade da Igreja, baseada na promessa de Jesus Cristo a Pedro, e o papel dos membros da comunidade em manter viva a presença de Cristo, através de suas ações.

Dom Airton ressaltou que o pastor deve estar junto ao rebanho, às vezes liderando, outras vezes cuidando dos mais fracos e unindo todos no caminho de Cristo. A igreja física é um símbolo importante, mas a verdadeira Igreja de Cristo é composta pelas pessoas que vivem a fé no cotidiano, sendo hospitaleiras, acolhedoras e firmes testemunhas do evangelho.

Após a homilia, Padre Bruno prestou o Juramento de Fidelidade, comprometendo-se a manter sempre a comunhão com a Igreja Católica, renovando assim as promessas feitas em sua ordenação.

Ao final da celebração, a comunidade acolheu o Padre Bruno com uma mensagem memorável. O Diácono José Apolinário, colaborador da paróquia, reforçou as boas-vindas e o compromisso de caminhar juntos a serviço do Reino de Deus. Em seguida, o novo pároco proferiu seu discurso de posse, marcado por expressões de gratidão e compromisso.

Padre Bruno contou que ao longo de sua caminhada vocacional, uma antífona da liturgia das horas sempre o acompanhou: “Deus nos cerca de carinho e de proteção”, mencionando como essa mensagem o guiou em sua trajetória. Ele expressou sua alegria em assumir a paróquia e Santuário de São João Batista agradecendo pela acolhida marcante da comunidade. Pediu a colaboração dos fiéis, ressaltando a importância de trabalhar juntos para alcançar os propósitos divinos. Reiterou seu compromisso com a obediência à Igreja e agradeceu o apoio de seus familiares, colegas de ministério, seminaristas e diáconos.

Agradeceu também às paróquias anteriores onde serviu e convidou todos a renovarem seu compromisso com a fé e a Igreja. O discurso encerrou com uma invocação a São João Batista, pedindo sua proteção e inspiração para conduzir os corações a um encontro verdadeiro com Jesus Cristo.

Em profunda fé e união, a celebração marca o início de uma nova etapa para a Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais.

Texto e fotos: Pascom Paróquia São João Batista