quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Padre D’Artagnan é enviado em missão à Diocese de Xingu-Altamira (PA)

01 de julho de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no último dia 20 de junho na Igreja Matriz de São José, em Ressaquinha (MG), a missa de envio do Padre D’Artagnan de Almeida Barcelos para o serviço missionário na Diocese de Xingu-Altamira (PA). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de padres, diáconos e demais fiéis e integrantes da comunidade paroquial. 

Durante a homilia, Dom Airton lembrou a responsabilidade da Arquidiocese de Mariana com outras que necessitam através do projeto “Igrejas Irmãs” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, em 2022, completa 50 anos. “Quando um dos sacerdotes de Mariana decide ir para missão, toda a Arquidiocese se alegra”, disse.

Ainda em sua pregação, o Pastor da Arquidiocese de Mariana recordou a realidade de muitas igrejas nas diversas localidades do Brasil que passam até anos sem ter as celebrações dos sacramentos devido à ausência de sacerdotes. Por isso, para Dom Airton, enviar um presbítero do Clero Marianense em missão é um momento de alegria. 

Ao final da celebração, Padre D’Artagnan, que até então estava exercendo o seu ministério como Pároco da Paróquia de São José, em Ressaquinha, recebeu homenagens dos paroquianos locais. Ainda durante as mensagens, o Assessor Arquidiocesano da Dimensão Missionária, Padre João Paulo da Silva, agradeceu a disponibilidade do Padre D’Artagnan de colocar-se a serviço da Igreja independente de onde for enviado. 

“Queremos agradecer muito a Deus por sua vida e nos comprometendo também a nos colocarmos sempre em oração pelas missões. Nós sabemos que o trabalho não é fácil. Colocar-se a serviço e ir para terras tão distantes não é fácil, mas é com a Graça de Deus que a gente vai sendo sustentado nessa missão. Por isso, peço a todos vocês, continuem rezando por ele”, disse Padre João Paulo, reforçando que ir em missão é chamado de Deus. 

Por sua vez, Padre D’Artagnan ao agradecer, pontuou que é muito feliz por ser parte do presbitério de Mariana e é grato pelas paróquias e comunidades que ele serviu. “O chamado de Deus a gente não pode recusar”, disse o sacerdote sobre a sua ida em missão, pedindo que seja feliz nesta nova trajetória, mesmo com todos os desafios. 

Missão na Diocese de Xingu-Altamira (PA)

Na Igreja Particular de Xingu-Altamira (PA), Padre D’Artagnan exercerá o seu ministério sacerdotal na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Altamira (PA). A sua posse canônica está agendada para acontecer no dia 16 de julho, às 19h, na Igreja Matriz.

Fotos: Pastoral da Comunicação (Pasc0m) da Paróquia de São José, em Ressaquinha (MG)

* Atualizado em 04/07/2022 às 09h08

Agenda