terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Padre Emerson é empossado Pároco em Ressaquinha

28 de julho de 2022 Arquidiocese

Aconteceu na última sexta-feira, 22 de julho, a cerimônia de posse do Padre Emerson José Silva como novo Pároco da Paróquia São José, em Ressaquinha (MG). O rito foi realizado durante celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e presenciado pelos paroquianos, sacerdotes, diáconos, amigos e familiares do Padre Emerson.

Em sua homilia, ao refletir sobre a Liturgia do dia, quando a Igreja celebrou a festa de Santa Maria Madalena, Dom Airton destacou que reconhecer Jesus Cristo Ressuscitado não é objeto da razão, dos sentidos humanos, mas um ato de fé que brota no coração de cada pessoa. Por isso, conforme o Pastor da Igreja Particular de Mariana, é preciso ouvir o primeiro anúncio do Evangelho.

“Reconhecendo a Cristo, nós teremos a transparência de Cristo e poderemos falar Dele como se o víssemos em carne e osso”, disse recordado que os discípulos de Nosso Senhor, após vê-lo ressuscitar, foram anuncia-lo a todas as pessoas. “Que nós, nestes tempos difíceis, confusos e complexos, saibamos anunciar Jesus Cristo em todas as circunstâncias em nossas vidas. Não tenhamos medo, pavor; tudo está nas mãos de Deus. Nada acontece sem que Deus saiba”, enfatizou.

Importância da paróquia e do pároco

Ainda, ele aproveitou a oportunidade para comentar sobre a comunidade paroquial: “Como família de Deus reunida, nós podemos nos ajudar. Por isso, a paróquia é importante. Porque, aqui, todos nós, irmãos e irmãs, filhos e filhas de Deus, estamos diante de sua presença. Vamos nos ajudar mutualmente para que o Evangelho de Cristo chegue a todas as pessoas para que não tenhamos este medo de falar de Deus, de anunciar a Boa Nova do Reino”.

Por fim, ele explicou sobre a função do pároco. “O pároco não é proprietário da paróquia – nós devemos entender isso. Ele toma posse do ofício de pároco, ou seja, do serviço que ele deve desenvolver no território da paróquia […]. O pároco deve ser aquela pessoa que assumindo esse serviço, realiza-o diante dos irmãos e irmãs; não é um serviço burocrático, não é um serviço profissional, é um serviço em benefício do Povo Santo de Deus para acompanha-lo, para ensinar, para cuidar, para estar presente, para orientar, para santifica-lo, através dos sacramentos e da sua vida de oração, e para governar esse Povo”, disse Dom Airton, ressaltando que na comunidade na Igreja  governno é ação e organização pastoral, é o anúncio do Evangelho e levar Jesus Cristo as pessoas.

Agradecimentos

Ao final da celebração, a paróquia, em mensagem, acolheu o Padre Emerson e desejou-o boas-vindas. À ocasião, foram apresentados os coordenadores das comunidades que constituem a paróquia. Ainda, o sacerdote também aproveitou o momento para dirigir-se aos presentes em uma fala de agradecimento a todos.

Fotos: Pascom da Paróquia São José, em Ressaquinha (MG)

Veja as datas das demais posses dos padres nomeados em julho AQUI

Agenda