sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Padre Geraldo Barbosa é o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja

25 de agosto de 2023 Arquidiocese

“Padre Geraldo Barbosa, a ti confiamos este rebanho que carinhosamente abre os braços para te acolher”. Com essa frase e entusiasmados, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Congonhas (MG), recepcionou na última sexta-feira, 18 de agosto, o seu novo pároco. A Celebração Eucarística que marcou a cerimônia de posse canônica foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Diante dos irmãos de ministério, paroquianos, amigos e demais convidados, Padre Geraldo Barbosa emitiu a profissão da fé, bem como o juramento de fidelidade e obediência, comprometendo-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica.

Acolhendo o novo pároco, na homilia, Dom Airton destacou que é “a Igreja quem envia os padres para o ministério sacerdotal, para o serviço do povo de Deus”.

“Posse canônica do padre não é tomar posse de coisa: o pároco é pároco do povo, é o pastor do povo. Não tem posse sobre o povo; ele deve estar a serviço desse povo porque ele […] é fiel como todos os outros. É, por isso, que no começo da missa, ele fez a profissão de fé porque vai assumir um compromisso sério diante da Igreja e diante do povo de Deus”, explicou o Arcebispo.

Ao final da missa, após receber homenagens dos novos paroquianos, Padre Geraldo expressou sua alegria pela acolhida e nomeação, destacando três palavras: gratidão, confiança e compromisso.

Fotos: Paróquia/divulgação