domingo

, 07 de agosto de 2022

Padre Geraldo Buziani defende tese de doutorado em Roma

24 de junho de 2021 Arquidiocese

Foto: Padre Geraldo com a banca examinadora – Crédito: Arquivo pessoal

Na manhã desta quarta-feira (23), o padre Geraldo Dias Buziani, membro do clero da Arquidiocese de Mariana, defendeu a sua tese de doutorado no Instituto Litúrgico Pontifício Ateneo Sant’Anselmo, em Roma. Natural do município de Rio Doce (MG), o sacerdote está desde agosto de 2015 se dedicando aos estudos na Itália. 

Intitulada “Uma ‘forma fundamental’ também para a penitência? Analogias e diferenças com Eucaristia e elaboração a partir de dois modelos teóricos”, o trabalho foi orientado pelo professor Andrea Grillo e escrito em língua portuguesa. Entretanto, a defesa foi realizada em italiano.

Foto: Padre Edgar Rigoni – Reitor do Seminário de Colatina (ES)

Padre Geraldo explica que a tese apresentou-se como um trabalho de pesquisa sobre a forma fundamental da Eucaristia, elaborada no século XX, tendo em vista ampliar e aplicar esta mesma pergunta, com as questões inerentes a esta problemática, ao Sacramento da Penitência. “Nosso desejo foi oferecer uma compreensão da penitência a partir da lógica de mediação simbólico-ritual, com a consequente redescoberta da penitência como processo”, destacou.

Foto com a equipe de Direção do Colégio Pio Brasileiro. Arquivo pe. Geraldo

Para ele, o sentimento que perpassa o seu coração neste momento é o de alegria. “Sinto-me muito feliz com a conclusão deste doutorado. Meu coração enche-se de gratidão a Deus, à Arquidiocese de Mariana e a todos que rezaram por mim para o bom êxito desta missão. Espero que este trabalho possa contribuir com a pastoral da Igreja, bem como auxiliar como instrumento de qualidade no ensino da Liturgia e da Teologia Sacramentária”, afirmou o presbítero.

Através da transmissão via plataforma Zoom, alguns sacerdotes do Clero Marianense e o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, acompanharam o momento. “Certamente, com a sua capacidade, ele vai contribuir muito com a Arquidiocese de Mariana na formação: seja do seminário, dos leigos ou das paróquias”, pontuou Dom Airton ao ressaltar a qualidade da tese de padre Geraldo.

Foto: Padre Euder Canuto

De acordo com o padre Euder Daniane Canuto Monteiro, que também participou do momento via Zoom, um dos arguidores da banca examinadora afirmou que a pesquisa do padre Geraldo Buziani é uma das melhores teses que ele já leu. Por isso, recomendou a publicação e a tradução em outros idiomas na íntegra devido à qualidade.

“Foi um trabalho muito bem avaliado pelos professores envolvidos na banca examinadora, o que muito alegra nossa Arquidiocese de Mariana, que se congratula com essa conquista do padre Geraldo. Agora, tendo recebido o título de doutor em Liturgia, [ele] poderá colaborar ainda mais na missão de formar novos sacerdotes, bem como na nossa Pastoral Litúrgica”, enfatizou padre Euder.

Confira outras fotos:

Fotos: Padre Edgar Rigoni 

Agenda