domingo

, 07 de agosto de 2022

Padre Geraldo Martins toma posse como pároco da Paróquia de São João Batista em Viçosa

09 de dezembro de 2019 Arquidiocese

Neste domingo, 8 de dezembro, data em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Maria, padre Geraldo Martins Dias tomou posse como pároco da Paróquia de São João Batista em Viçosa, na Região Pastoral Mariana Leste. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. 

Na missa, Dom Airton apresentou ao povo o sacerdote e lhe entregou as chaves da igreja. Após leitura do documento de provisão e nomeação, o novo pároco renovou suas promessas sacerdotais e recebeu do bispo os locais que virão a ser consagrados pelo seu ministério (fonte batismal, confessionário e tabernáculo, onde está guardado o sacramento do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo). 

Durante a homilia, Dom Airton destacou as características de um bom pároco que, como pastor, caminha ora à frente, ora atrás, ora no meio de seu povo, sempre atento às suas necessidades, de forma que nenhuma ovelha se perca. 

Ao saudar os irmãos e irmãs da paróquia São João Batista, padre Geraldo afirmou que recebeu com alegria o pedido de Dom Airton. “Volto de uma missão de quatro meses na diocese de Humaitá, no sul do estado do Amazonas, e trago, na bagagem, a disposição de, junto com vocês, dar continuidade aos trabalhos de evangelização que marcam a bonita história desta jovem paróquia. Louvor e gratidão a Deus que, por meio da Igreja, me chama para esta nova missão! Desde que soube que viria para São João Batista, coloquei-me em atitude de oração por todos vocês e de reflexão sobre este novo serviço que a bondade de Deus me confia. O desejo que nasce em meu coração é o de seguir os passos de nosso padroeiro, São João Batista, especialmente, nos caminhos da profecia, do testemunho e da pobreza. Com ele quero aprender a preparar continuamente os caminhos do Senhor (cf Jo 1,23)”, afirmou

O novo pároco saudou os agentes de todas as pastorais, movimentos, associações, ministérios e serviços presentes na paróquia. “Agradeço-lhes por seu testemunho de fé, amor e serviço que torna presente entre nós o Reino revelado por Jesus. Deus me dê a graça de me somar a vocês na sublime tarefa de levar a todos os cantos de nossa paróquia a alegria do evangelho que “enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG, 1). Devemos chegar, em primeiro lugar, às periferias geográficas e existenciais, “que precisam da luz do Evangelho” (EG 20), tornando-nos cada vez mais uma Igreja em saída como nos pede o papa Francisco e nos orienta nosso Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE 2016-2020)”, destacou.

Padre Geraldo finalizou ressaltando a feliz coincidência de sua acolhida na paróquia ser na data da solenidade da Imaculada Conceição de Maria “Minha acolhida na paróquia ser no dia da celebração da solenidade da Imaculada Conceição de Maria me dá a certeza de que não nos faltarão sua proteção e carinho maternos. Ela nos inspire a fidelidade ao ‘sim’ que demos a Deus, a disposição para o serviço ao Reino, a solidariedade aos pobres e excluídos e a luta que devemos empreender em favor de uma sociedade justa e fraterna, que respeita a vida e cuida de nossa Casa Comum”, disse. 

A Paróquia de São João Batista se alegrou ao receber seu terceiro pároco e agradeceu imensamente a Deus pela vida de seus párocos anteriores: Dom Walter Jorge Pinto (hoje bispo de União da Vitória no Paraná) e Padre Luiz Carlos dos Santos (nomeado 1º pároco da Paróquia de São José em Oratórios). 

Colaborou: Pascom

Agenda