quinta-feira

, 22 de maio de 2025

Padre Glauber Lacerda toma posse como Pároco da Paróquia São Sebastião em Raul Soares

21 de maio de 2025 Arquidiocese

Os paroquianos do Santuário e Paróquia São Sebastião, em Raul Soares (MG), celebraram com fervor a posse de seu novo Pároco e Reitor, Padre Glauber Rodrigo Passos Lacerda, na noite de segunda-feira, 19 de maio. A Missa de Posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de 11 sacerdotes do clero marianense.

Ao iniciar a Santa Missa, o Arcebispo disse que a paróquia se alegra em celebrar a vida dos dois padres, Padre Glauber e Padre José da Silveira Miguel. O primeiro por se tornar o novo pastor daquele povo, e Padre José Miguel por todo seu frutuoso trabalho que resultou no título pároco emérito, concedido na mesma cerimônia.

Após a fala iniciou-se o Ato de Posse Canônica com a leitura do Decreto de Nomeação, em seguida, Padre Glauber professou sua fé diante de todo o Santuário de São Sebastião.

O novo pároco proclamou o Santo Evangelho de João (15, 23-29) e a benção do Evangeliário foi concedida por Dom Airton. Em sua homilia, Dom Airton saudou os fiéis da paróquia, as autoridades civis, e os presbíteros presentes. Pontuou que a solenidade se tratava de “um ato importantíssimo de fé” e sublinhou que somos apenas peregrinos na terra.

“Sabemos que nossa vida é passageira, não é eterna aqui, ela é eterna na promessa de Cristo que vamos ressuscitar e desse modo nossa vida será eterna. Mas enquanto estamos nessa terra somos limitados, somos passageiros, somos peregrinos, somos viajantes”, discorreu.

Dom Airton afirmou que um pároco tem “uma responsabilidade muito grande” de acompanhar os fiéis e ajudá-los a trilhar o caminho para Deus. Ele relembrou que anteriormente, na mesma noite, o documento lido frisou algumas das responsabilidades do ministério sacerdotal, como santificar o povo de Deus, ajudar os fiéis a compreenderem melhor os mandamentos de Deus, as doutrinas de Cristo e ensinar.

“O pastor é aquele que tem que cuidar das ovelhas, especialmente das ovelhas gordas, grandes, poderosas, pesadas, por que estas não enxergam mais em baixo. Olham para frente e quem está em baixo é pisoteado. O profeta Isaias diz é preciso cuidas das ovelhas que tem muito poder, pois essas ovelhas olham para frente. O pastor na paróquia tem que ter a responsabilidade de identificar. Às vezes tem uma ovelha coitadinha que está na beira do caminho machucada por que foi pisoteada por uma ovelha grande”, expressou.

O eclesiástico pediu que os fiéis rezassem pelos párocos e pastores para que eles sejam homens de profunda fé, mestres da oração, homens que tem a experiência de Deus na sua vida, colocando-se a serviço da comunidade de fé.

Ao final da homilia, Dom Airton relembrou que Padre José Miguel conduziu aquele rebanho por 25 anos e explicou o sentido de receber o título de pároco emérito ao dar provas que de que viveu uma vida de entrega pelo bem do rebanho.

Após a reflexão, Padre Glauber foi interrogado pelo Arcebispo e fez o juramento manifestando sua disposição em cooperar, trabalhar em conjunto e obediência ao Arcebispo e a Santa Igreja.

Padre Glauber agradeceu a sua última paróquia, representada na solenidade por paroquianos, e se dirigiu a comunidade de fé da Paróquia São Sebastião manifestando seu desejo em fazer um bom pastoreio.

“Sob o patrocínio de São Sebastião eu gostaria de pedir que Deus abençoe a todos vocês e possa trazer sempre mais esperança, paz e prosperidade para todas as famílias.

Contem comigo! Farei parte dessa nova família como alguém que chega de fora, mas, na verdade, já é de casa, porque se aqui existem cristãos, fazemos parte da mesma família. […] Saibam que estarei sempre pronto para acolher e cuidar de vocês como um bom pastor. Sempre pronto a fazer aquilo que é necessário ao rebanho”.

 

Ainda na oportunidade, Padre José Miguel recordou diversos fatos de seu pastoreio na mesma paróquia ao longo das mais de duas décadas. Ao final agradeceu ao Arcebispo e a toda a comunidade de fé de Raul Soares.