segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Padre José Antônio de Oliveira é o autor da letra do hino da CF 2020

11 de setembro de 2019 Arquidiocese

O padre José Antônio de Oliveira, pároco da paróquia São João Batista, em Barão de Cocais, é o autor do Hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2020, que foi divulgado, nessa terça-feira (10), pelo padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo para as Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo ele, a proposta do hino é facilitar a divulgação do tema da Campanha de forma poética e agradável. “A melodia deve ser convocativa e a letra deve traduzir o objetivo da Campanha. Assim, para este ano, a intenção é mostrar que toda vida é um Dom de Deus, seja humana, vegetal ou animal. Por ser dom de Deus é sagrada, precisa ser respeitada e merece todo cuidado. E todos somos responsáveis por isso. Não somos donos, mas cuidadores e guardiões. O refrão do hino faz alusão ao lema da CF 2020, que coloca o “bom samaritano” do Evangelho segundo Lucas como referência daquele que, diante de uma vida ameaçada, vê, sente compaixão e cuida”, disse.

Padre José Antônio já teve outras letras de música escolhidas para concursos da CNBB, entre elas o canto de comunhão: “Vamos Juntos para a Mesa”, da CF 2002, musicada por Lucas de Paula Almeida. “Sempre gosto de participar dos concursos de letra para os hinos da CF. Para isso, leio textos bíblicos ligados ao tema e ao lema, porque é essencial que a mensagem seja antes de tudo bíblica. Leio também documentos da Igreja e alguns poetas que inspiram. Para este hino, pesquisei, além da bíblia, a Laudato Si e outras falas do Papa Francisco. Recordei também uma frase de Santo Irineu de Lyon que dizia: “A glória de Deus é o ser humano livre””, sublinhou.

Processo de escolha

A Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34). Para a escolha do hino, foram envidas 31 propostas de letra a CNBB. A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB fez uma triagem entre todas as propostas e pré-selecionou 5 letras que foram apresentadas em reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da entidade. Entre as cinco finalistas, os bispos, membros do Consep, escolheram o hino.

O próximo passo, segundo o irmão Fernando Benedito Vieira, assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB, será colocar a música na letra, o que será feito com o apoio de uma equipe composta de cinco peritos em música litúrgica. A proposta é que em um mês a versão final de letra com a música seja apresentada para a Comissão para a Liturgia da CNBB para a aprovação final.

Conheça a letra do Hino da Campanha da Fraternidade 2020:

Tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34)
Autor: Pe. José Antonio de Oliveira

1) Deus de amor e de ternura, contemplamos
este mundo tão bonito que nos deste. (Cf. Gn 1,2-15; 2,1-25)
Desse Dom, fonte da vida, recordamos: (Cf. SI 36,10)
Cuidadores, guardiões tu nos fizeste. (Cf. Gn 2,15)

Peregrinos, aprendemos nesta estrada
o que o “bom samaritano” ensinou:
Ao passar por uma vida ameaçada,
Ele a viu, compadeceu e cuidou. (Cf. Lc 10,33-34)

2) Toda vida é um presente e é sagrada,
seja humana, vegetal ou animal. (Cf. LS, esp. Cap. IV)
É pra sempre ser cuidada e respeitada,
desde o início até seu termo natural.

3) Tua glória é o homem vivo, Deus da Vida; (Cf. Santo Irineu)
ver felizes os teus filhos, tuas filhas;
é a justiça para todos, sem medida; (Cf. Am 5,24)
É formarmos, no amor, bela Família.

4) Mata a vida o vírus torpe da ganância,
da violência, da mentira e da ambição.
Mas também o preconceito, a intolerância.
O caminho é a justiça e conversão. (Cf. 2Tm 2,22-26)

 

 Com informações da CNBB

Agenda